«Governo fez coisas que ninguém imaginava possíveis» - TVI

«Governo fez coisas que ninguém imaginava possíveis»

José Sócrates (arquivo)

Primeiro-ministro reivindicou lançamento de medidas que ninguém pensava serem possíveis em Portugal

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, reivindicou esta sexta-feira para o seu Governo o lançamento de medidas que ninguém pensava serem possíveis na modernização da Administração Pública e combate aos custos ocultos administrativos, escreve a Lusa.

José Sócrates discursava na abertura de uma conferência denominada «Pelo Conhecimento para O Desenvolvimento», após uma intervenção do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, em que voltou a fazer rasgados elogios ao executivo português, citando poetas como Fernando Pessoa e Luís de Camões.

Sócrates não esquece «jogging» em Cabo Verde

Na sequência desta corrente de elogios do primeiro-ministro de Cabo Verde, José Sócrates fez uma alusão às desconfianças com que se deparou em Portugal quando anunciou o programa de simplificação administrativa (Simplex) na Assembleia da República.

«Diziam: aí vem mais um programa retórico», comentou, numa alusão crítica às forças da oposição em Portugal. Sócrates contrapôs então que, ao longo dos últimos três anos, o seu Governo «fez coisas que ninguém imaginava serem possíveis».

«Lembro-me bem quando apresentamos a ideia sobre um novo sistema que permitisse a todos criar uma empresa em apenas uma hora. Lembro-me bem dos sorrisos de desconfiança. Pois a verdade é que mais de 60 por cento das empresas portuguesas criadas no ano passado foram constituídas em menos de 50 minutos», disse.

«Nova agenda na cooperação»

Na sua intervenção, José Sócrates congratulou-se pelo facto de Cabo Verde também ter como prioridade a modernização administrativa, o que, na sua perspectiva, permitirá «uma nova agenda na cooperação».

Antes, José Maria Neves tinha também abordado a decisão dos governos cabo-verdiano e português avançarem em conjunto para a concretização de um «cluster» virado para as tecnologias de informação, denominado «Atlântico».

«Este cluster representa um mar de oportunidades, que nos levará a novas enseadas e novos portos», comentou.

No primeiro ponto do programa deste segundo dos três dias de visita oficial a Cabo Verde, os dois primeiros-ministros inauguraram uma mostra «Serviços Públicos da Nova Geração».

Sócrates foi recebido ao som de batuques pelo Clube de Dança Raiz Polon, grupo cabo-verdiano já com dimensão internacional e que esteve em destaque na recente Expo Saragoça.

Na visita, o primeiro-ministro português, que esteve sempre acompanhado pela secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, inteirou-se sobre experiências cabo-verdianas em programas de gestão integrada de orçamentos ou ao nível do registo especial.

Por sua vez, Cabo Verde vai ensaiar o lançamento do programa português «Casa Pronta», mas para o aplicar em primeiro lugar ao licenciamento de empreendimentos turísticos.

Na réplica do programa Simplex de Portugal, em Cabo Verde cerca de 70 por dento das empresas já são criadas no espaço de um dia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados