PS em queda nas intenções de voto - TVI

PS em queda nas intenções de voto

José Sócrates

PSD aproxima-se, mas continua a 11 pontos. Cavaco e Sócrates perdem popularidade. Ferreira Leite estreia-se com imagem positiva

Relacionados
O PS continua a descer nas intenções de voto dos Portugueses. Segundo os dados do barómetro da Sondagem SIC/Expresso/Rádio Renascença deste mês, se as legislativas fossem hoje, 40 por cento dos portugueses votariam nos socialistas, menos 1,8 por cento do que no mês passado, o pior resultado desde que o partido foi eleito com maioria absoluta.

O PSD foi quem mais subiu no último mês, com mais 4 por cento dos votos do que nos mês anterior, ficando, ainda assim, a 11 pontos de distância do PS.

A CDU tem 10,1 por cento das intenções de voto, menos 0,9 por cento do que em Junho, descida igual à do CDS que tem agora 6 por cento dos eleitores. O BE também desceu e agora conta com 10,8 por cento das intenções de voto.

5,3 por cento dos inquiridos não sabe ou não diz em que partido apostaria em caso de eleições.

Cavaco e Sócrates a descer, Ferreira Leite a subir

Este mês há uma descida na popularidade do Presidente da República, que ainda assim é o mais popular, com nota positiva de 57,9 por cento dos inquiridos.

Positiva também a imagem do primeiro-ministro junto de 50,7 por cento do portugueses inquiridos, apesar de ter registado mais uma descida. Já a imagem do Governo é claramente negativa para 39 por cento dos inquiridos, acentuada em 3,7 por cento este mês.

A estreia de Manuela Ferreira Leite no grupo dos líderes partidários é-lhe claramente favorável: 29 por cento deram nota positiva à nova líder do PSD e 29,7 responderam «nem boa, nem má».

Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, de 26 de Junho a 01 de Julho de 2008.

Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados, entre as 19 horas e as 22 horas.

O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa

A escolha do lar foi aleatória nas listas telefónicas e o entrevistado, em cada agregado familiar, o elemento que fez anos há menos tempo.

Desta forma aleatória resultou, em termos de sexo, (Feminino - 51,4 por cento; Masculino - 48,6 por cento) e, no que concerne à faixa etária, (dos 18 aos 25 anos - 15,4 por cento; dos 26 aos 35 - 19,4 por cento; dos 36 aos 45 - 18,9 por cento; dos 46 aos 59 - 21,2 por cento; com 60 anos ou mais - 25,1 por cento).

O erro máximo da Amostra é de 3,04 por cento, para um grau de probabilidade de 95,0 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados