Legislativas 2019: PSD reduz diferença de voto para o PS para menos de 10 pontos percentuais - TVI

Legislativas 2019: PSD reduz diferença de voto para o PS para menos de 10 pontos percentuais

  • 23 set 2019, 20:08
Rio e Costa no debate das radios

Sondagem diária da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF mostra uma constante subida nas intenções de voto no PSD, PS continua a cair e afasta-se da maioria absoluta

O PSD mantém a trajetória de subida nas sondagens desde que se iniciaram as sondagens diárias da Pitagórica para a TVI. Em sentido inverso mantém-se o PS, que continua a cair nas intenções de voto, mas, mesmo assim, se as eleições fossem esta segunda-feira, o partido liderado por António Costa vencia com 37,6% dos votos contra 27,7% do PSD.

Os socialistas voltam a ser a força que mais cai entre as principais forças políticas, menos 1,1% face à sondagem de domingo, passando de 38,7% para 37,6%. A distância para o PSD é, assim. A mais curta que já se registou entre os dois maiores partidos com assento parlamentar.

O CDS-PP é o segundo partido com a maior queda, menos 0,8% das intenções de voto, e está mais próximo do PAN, que ocupa o quinto lugar, que da CDU na terceira posição. Entre os partidos que sobem nesta sondagem destaque para o Bloco de Esquerda que volta a ultrapassar a barreira dos dois dígitos com 10,4% das intenções de voto.

Não é só nas intenções de voto que o PS desce, António Costa continua a perder opiniões favoráveis por parte dos eleitores. O secretário-geral dos socialistas perde 8% nas avaliações positivas contra uma subida de 16,7% por parte de Rui Rio.

A maior queda na avaliação dos líderes partidários continua a de André Silva. O deputado do PAN perde 33,3% de avaliações positivas, seguido de Assunção Cristas com menos 11.4%.

No que diz respeito ao posicionamento dos portugueses face a uma maioria absoluta continua a cair o número de eleitores favoráveis. Apenas 27,8% se mostram a favor de uma maioria, contra 64,3% que dizem estar contra.

FICHA TÉCNICA SONDAGEM
 

Durante 4 dias ( 19 a 22 de Setembro 2019) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI, o JN e a TSF uma sub-amostra de 150 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico)  tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra 600 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,07%.  A seleção dos entrevistados foi  realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos 3 principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).

O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores Portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto nos vários partidos.

A taxa de resposta foi de 60,61% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A Ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizara oportunamente para consulta online.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos