Legislativas 2019: PS volta a cair e deixa PSD aproximar-se - TVI

Legislativas 2019: PS volta a cair e deixa PSD aproximar-se

  • 24 set 2019, 20:04
Rio e Costa no debate das radios

Sondagem diária da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF mostra uma constante subida nas intenções de voto no PSD, PS afasta-se da maioria absoluta

O PSD mantém a trajetória de subida desde que se iniciaram as sondagens diárias da Pitagórica para a TVI. Em sentido inverso mantém-se o PS, que continua a cair nas intenções de voto. De segunda para terça-feira, o PS caiu 1,6 pontos percentuais (de 37,6%, desceu para 36%).

Ainda assim, se as eleições fossem esta segunda-feira, o partido liderado por António Costa vencia com 36% dos votos contra 28,5% do PSD, que subiu de ontem para hoje 0,8 pontos percentuais.

Com a queda do PS e a subida do PSD, os dois partidos estão agora separados nas intenções de voto por 7,5 pontos percentuais.

O terceiro partido com mais intenções de voto, de acordo com a sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, é o Bloco de Esquerda, que, depois de uma ligeira descida no dia 21 de setembro, tem vindo a subir desde então e está agora nos 10,5% das intenções de voto dos portugueses.

O CDS-PP volta a cair nas intenções de voto, dos 4,7% de segunda-feira, baixou para 4,4%, e está mais próximo do PAN, que voltou a subir nas intenções de voto e ocupa o sexto lugar, com 3,7%.

A CDU ocupa a quarta posição nas intenções de voto, com 6,8%. A Iniciativa Liberal tem 1,2%, o Livre tem 0,9% e o CHEGA e o Aliança surgem empatados, com 0,5%.

Não é só nas intenções de voto que o PS desce. António Costa continua a perder no que toca ao impacto da exposição mediática. O secretário-geral dos socialistas goza de uma opinião negativa por parte dos eleitores e tem vindo a descer. Agora está nos 9,8% negativos. Rui Rio, o líder do PSD também desceu, mas é o líder partidário que usufrui de melhor reputação no que toca ao impacto da exposição mediática, estando agora nos 14,3% de opiniões favoráveis.

Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, caiu nas opiniões dos portugueses, mas, além de Rio, é a única com avaliação positiva e está nos 2,3%. Jerónimo de Sousa está numa fase em que não provoca reações positivas nem negativas e está com um impacto de exposição mediática de 0%.

A pior avaliação da exposição mediática aos líderes partidários continua a ser a de André Silva. O deputado do PAN melhorou, mas está ainda nos 29,2% negativos. Assunção Cristas continua com uma avaliação negativa, mas recuperou de ontem para hoje, dos 11,4% negativos passou para 7,4% negativos.

Pedro Santana Lopes (ALIANÇA) e Joacine Katar Moreira (LIVRE) estão empatados com 20% negativos. Marinho e Pinto (PDR) está com 15,4% negativos. Carlos Pinto (Iniciativa Liberal) está com 14,3% negativos e André Ventura com 7,4% negativos.

FICHA TÉCNICA SONDAGEM

Durante 4 dias (20 a 23 de Setembro 2019) foram recolhidas diariamente pela Pitagórica para a TVI, o JN e a TSF uma sub-amostra de 150 entrevistas representativa do universo eleitoral português (não probabilístico)  tendo por base os critérios de género, idade e região. O resultado do apuramento dos 4 últimos dias de trabalho de campo, implica uma amostra 600 indivíduos que para um grau de confiança de 95,5% corresponde a uma margem de erro máxima de ±4,07%.  A seleção dos entrevistados foi realizada através de geração aleatória de números de “telemóvel” mantendo a proporção dos três principais operadores identificados pelo relatório da ANACOM, sempre que necessário são selecionados aleatoriamente números fixos para apoiar o cumprimento do plano amostral. As entrevistas são recolhidas através de entrevista telefónica (CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing).

O estudo tem como objetivo avaliar a opinião dos eleitores Portugueses, sobre temas relacionados com as eleições, nomeadamente os principais protagonistas, os momentos da campanha bem como a intenção de voto nos vários partidos.

A taxa de resposta foi de 60,61% e a direção técnica do estudo é da responsabilidade de Rita Marques da Silva. A Ficha técnica completa bem como todos os resultados foram disponibilizados junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social que os disponibilizara oportunamente para consulta online.

Continue a ler esta notícia