Câmara do Porto: um «atentado contra a democracia» - TVI

Câmara do Porto: um «atentado contra a democracia»

João Teixeira Lopes

BE acusa Rui Rio de tentar silenciar a mensagem da oposição

Relacionados
O Bloco de Esquerda acusou, esta quinta-feira, a maioria PSD/CDS na Câmara do Porto de «atentar contra a democracia» ao limitar, através de regulamento, a afixação de propaganda da oposição a zonas «menos povoadas» da cidade, noticia a Lusa.

«Olhando o mapa da proibição, apenas em zonas menos povoadas é permitida a divulgação de ideias por parte da oposição», afirmou o indigitado cabeça-de-lista do BE à Câmara do Porto, João Teixeira Lopes.

«É um atentado à democracia» e «um roubo aos direitos democráticos», acrescentou o candidato, que falava aos jornalistas durante uma arruada na Rua de Santa Catarina, uma das principais ruas da cidade.

Para João Teixeira Lopes, a situação torna-se mais «escandalosa» porque a maioria na autarquia pode socorrer-se dos meios próprios, «pagos pelos contribuintes» para passar a sua mensagem.

Entre esses meios contam-se os painéis electrónicos por toda a cidade, «que até distraem os condutores», e a revista municipal «que é um culto desmedido à personalidade» do presidente da Câmara.

«É Rui Rio a falar sozinho, utilizando os meios pagos por todos para fazer a sua propaganda. Rui Rio só entende a política como um monólogo», acrescentou.

João Teixeira Lopes lamentou ainda que a publicidade comercial não tenha as restrições aplicadas à propaganda da oposição camarária, que exemplificou com o caso concreto da Rotunda da Boavista. «Por que razão é que a publicidade comercial é permitida? Porque dá dinheiro? Por que razão é que a política é proibida? Porque traz crítica», respondeu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE