Limite de um milhão para taxar património "é bom início de conversa", diz PCP - TVI

Limite de um milhão para taxar património "é bom início de conversa", diz PCP

Secretário-geral do partido quer “equilíbrio” entre nova tributação fiscal e proteção das famílias. Jerónimo de Sousa diz também que disponibilidade do Governo para convergência no aumento de pensões é "bom caminho"

O secretário-geral do PCP defendeu este domingo um aprofundamento dos mecanismos de combate à evasão fiscal e de tributação de grandes lucros e de património de elevado valor, mas recusou em absoluto uma devassa dos rendimentos das famílias.

Esta posição de "equilíbrio" no domínio da fiscalidade foi assumida por Jerónimo de Sousa, em conferência de imprensa, no final da reunião do Comité Central do PCP, que aprovou as teses - projeto de resolução política -, que seguirão agora para as organizações partidárias, antes de chegarem ao congresso de Almada, entre 2 e 4 de dezembro.

Confrontado com a intenção do Governo de permitir à administração fiscal aceder a informação bancária de contas superiores a 50 mil euros e, por outro lado, passar a tributar património imobiliário de elevado valor, Jerónimo de Sousa recusou-se a especificar números, alegando que o valor em ambos os casos "não pode ser um fetiche".

No caso da tributação de património imobiliário e também mobiliário (alargamento que o PCP defende), Jerónimo de Sousa admitiu que "um milhão de euros possa ser um bom início de conversa".

Já perante as propostas do PS/Governo e, sobretudo do Bloco de Esquerda, no entanto, Jerónimo de Sousa defendeu a necessidade de haver "um sentido de limite".

"Existem mecanismos refinados de evasão fiscal e o Estado tem de se proteger e possuir capacidade de resposta em situações especiais. Mas as famílias têm de ter o direito à privacidade, privacidade em relação à sua vida e ao dinheiro que cada um ganhou a trabalhar. É preciso um equilíbrio", acentuou Jerónimo de Sousa.

Neste ponto, o secretário-geral comunista avisou mesmo "que a devassa total não é acompanhada pelo PCP", embora se exija neste momento "uma definição de sigilo bancário que procure evitar fugas e fraudes que quotidianamente são denunciadas".

Jerónimo de Sousa também desdramatizou a possibilidade de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, se opor à medida do Governo de permitir o acesso a informação bancária de contas superiores a 50 mil euros.

"Acho que o exercício de funções, deveres e direitos de cada instituição não leva a dramatização ou a um confronto. Até pode haver uma divergência, mas não antecipo juízos de valor antes de conhecer a posição do Presidente da República", justificou o secretário-geral do PCP.

Logo a seguir, o líder comunista frisou que "não há nenhum diploma ou projeto de lei que seja perfeito em termos de estar totalmente acabado".

"Nessa matéria, temos uma posição de que é importante evitar a fuga ao fisco, mas com o equilíbrio da salvaguarda das famílias, das pessoas em termos das suas contas bancárias", insistiu.

Num quadro em que é preciso repor salários e direitos, o secretário-geral do PCP advogou que também é preciso "repor alguma justiça no plano fiscal, que se vá buscar uma pequena percentagem dos lucros de rendimentos de grandes [firmas] de setores mobiliário e imobiliário".

Depois, numa alusão à ideia do Bloco de Esquerda de tributar património imobiliário com valor superior a 500 mil euros, Jerónimo de Sousa comentou: "Não fomos nós que falámos em 500 mil euros".

"É uma questão que está em aberto no quadro do diálogo" com o Governo e o PS, acrescentou.

"Bom caminho" para convergência no aumento de pensões

No final da reunião do Comité Central do partido, Jerónimo de Sousa considerou ser "um bom caminho para a convergência" a disponibilidade do Governo para um aumento real das pensões, mas reivindicou o fim do pagamento por duodécimo do subsídio de natal a pensionistas e reformados.

Em conferência de imprensa, Jerónimo de Sousa foi confrontado com a disponibilidade manifestada pelo secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, no sentido de proceder a um aumento real das pensões mais baixas no próximo ano.

Jerónimo de Sousa afirmou desconhecer o conteúdo dessa proposta do Governo - António Costa também não a quantificou no sábado - e referiu que PCP defende um aumento extraordinário de dez euros das pensões de baixo valor.

"Essa disponibilidade aparentemente existente da parte do Governo é um bom caminho para procurar a convergência. Há muitos anos que não há qualquer aumento para centenas de milhares de reformados e pensionistas", declarou o secretário-geral do PCP.

Ao nível da política de pensões, o líder comunista avançou com outra exigência ao Governo, esta no sentido de acabar com o pagamento do subsídio de natal dos pensionistas em duodécimos.

"É nosso objetivo colocar ao Governo, porque é um grande apelo que vem das associações de reformados e pensionistas, de receberem o subsídio de natal por inteiro. Não se justifica esta manutenção dos duodécimos", sustentou Jerónimo de Sousa.

Leia também: Projeto de teses do PCP insiste na saída de Portugal da zona euro

Continue a ler esta notícia