BE: "Salário vai subir, o que desmente quem tentou criar confusão" - TVI

BE: "Salário vai subir, o que desmente quem tentou criar confusão"

Deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares

Bloco de Esquerda quer separar a discussão do aumento do salário mínimo nacional da descida da Taxa Social Única que, ao que tudo indica, será chumbada no Parlamento, precisamente por requerimento deste partido e do PCP

Mesmo com o chumbo anunciado da descida da taxa social única pelas empresas, o salário mínimo vai subir. Foi isso que o Bloco de Esquerda quis sublinhar a um dia da apreciação parlamentar do diploma da TSU, requerido precisamente por este partido e pelo PCP, que deverá chumbar a descida da Taxa Social Única. Querendo separar as águas, o BE diz que o aumento do SMN desmente quem procurou "confusão".

Aqueles que tentaram criar algumas confusões ao longo deste mês serão desmentidos pela própria realidade. Não deve existir qualquer contaminação do debate entre o aumento do salário mínimo e as alterações legais de apoio a patrões que querem pagar baixos salários. Nesse debate o BE não entra"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, indicou aos jornalistas, no Parlamento, que o projeto de cessação de vigência foi entregue hoje. "A ser aprovado no dia de amanhã, garantirá que nem um cêntimo dos contribuintes é colocado ao serviço dos patrões que pagam baixos salários no nosso país".

Instado a comentar outro tipo de propostas dedicadas às empresas e que poderiam merecer o aval do Bloco, nomeadamente a nível de alterações do pagamento especial por conta, Pedro Filipe Soares disse ser "conhecida do governo" a posição do BE sobre "as medidas mais importantes para ajudar à dinâmica económica e valorizar também os salários".

"O debate ainda não está fechado", continuou, falando por exemplo de "medidas de defesa de muitos dos abusos na área da energia", algumas das quais "fizeram já o seu caminho" e outras devem ainda entrar em vigor. "São várias as possibilidades e temos abertura para as discutir", cita a Lusa.

 

Continue a ler esta notícia