Ana Jorge recusa «cortes cegos» na saúde - TVI

Ana Jorge recusa «cortes cegos» na saúde

Ana Jorge, nova Ministra da Saúde (JOÃO RELVAS/LUSA)

Ministra quer apostar no combater ao desperdício

A ministra da saúde recusou esta sexta-feira «cortes cegos» no orçamento do ministério. Ana Jorge sublinha que a aposta será no combate ao desperdício, nomeadamente através da central de compras da saúde, que entrará em funcionamento em Junho.

«Não podemos cortar cegamente o orçamento do ministério da saúde, que já é para manter a qualidade do serviço no que consideramos o mínimo exigível. O que temos de cortar, sim, é naquilo que é o desperdício, naquilo que não é necessário», afirmou a ministra, quando confrontada pelos jornalistas com o impacto que as novas medidas de contenção anunciadas pelo governo terão no sector da saúde.

Em declarações à margem da comemoração dos dois mil transplantes renais realizados nos hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), a ministra disse esperar «poupar muito dinheiro» com a central de compras para os hospitais.

A entrada em funcionamento da central de compras deve acontecer no próximo mês, «assim que o conselho de administração entrar em vigor», esclarece.
Continue a ler esta notícia