Apresentado novo mapa de Lisboa com apenas 24 freguesias - TVI

Apresentado novo mapa de Lisboa com apenas 24 freguesias

Miradouro de São Pedro de Alcantara, em Lisboa.

Cidade tem actualmente 53. Redução acordada por PS e PSD

Relacionados
O PS e o PSD apresentam esta quinta-feira em Lisboa uma proposta conjunta para a reforma administrativa da capital, um novo mapa que reduz as 53 actuais freguesias da cidade para 24, noticia a Lusa.

O documento foi elaborado após meses de um diálogo «bastante cordial» a vários níveis, envolvendo, inclusive, a distrital do PSD (maior partido da oposição na assembleia municipal) e a federação da área urbana de Lisboa do PS, que apenas está em maioria na câmara.

O líder da distrital laranja, Carlos Carreiras, disse à Lusa que a proposta possibilita maiores competitividade, capacidade de prestação de serviço público e proximidade entre os órgãos autárquicos, resultando de uma preocupação em privilegiar «o que faz mais sentido» em termos técnicos.

Segundo o responsável, o mapa agora proposto permite criar «massa crítica suficiente» em todas as freguesias - actualmente algumas têm poucas centenas de habitantes e outras têm dezenas de milhares - e tornar a transferência de competências para as juntas mais igualitária.

Sobre uma eventual nova freguesia do Parque das Nações, que implicaria a inclusão de território do vizinho concelho de Loures, Carlos Carreiras adiantou que os partidos preferiram «não manter a questão das fronteiras do concelho», mas apenas deixar a questão «em aberto».

A proposta agora apresentada, que sucede a um estudo que admitia a possibilidade de reduzir o número de freguesias, será votada na câmara e na assembleia e sujeita a discussão pública para voltar, numa versão final, aos órgãos municipais e seguir para a Assembleia da República.
Continue a ler esta notícia

Relacionados