Assis defende visto prévio de orçamentos por Bruxelas - TVI

Assis defende visto prévio de orçamentos por Bruxelas

Francisco Assis

Líder parlamentar do PS desvaloriza não haver total coincidência de pontos de vista do partido com Manuel Alegre sobre este tema

Relacionados
O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, admitiu esta terça-feira que possa existir uma «não total coincidência de pontos de vista» entre o partido e Manuel Alegre em torno do visto prévio de Bruxelas aos orçamentos nacionais.

«É natural que ao longo deste processo haja em alguns momentos uma não total coincidência de pontos de vista entre o PS e o candidato que apoiamos à Presidência da República, que é um candidato supra-partidário e daí não vem mal nenhum ao mundo», disse Francisco Assis, citado pela agência Lusa.

O candidato à Presidência da República, Manuel Alegre, disse aos jornalistas, na semana passada, durante uma visita à barragem do Roxo, que lhe desagradava a «fiscalização do Ecofin». «Não está nos tratados da União Europeia e belisca a Constituição Portuguesa», afrimou, sublinhando que «a aprovação do Orçamento é uma competência específica e exclusiva da Assembleia da República».

«[A decisão] a mim não me agrada. Não sei se agrada ou não ao Presidente da República, mas uma das suas atribuições é velar pelas garantias de soberania», sublinhou Manuel Alegre.

Francisco Assis admitiu que Alegre «terá manifestado algumas reservas e preocupações» relativamente à iniciativa europeia, mas considerou que «essa divergência desaparecerá» quando for conhecida «a natureza em concreto do que se propõe fazer na UE».

Segundo Francisco Assis, «o projecto europeu assenta numa partilha de soberania de forma muito clara e, por isso, saudamos os avanços que se têm vindo a verificar no sentido dos reforços dos mecanismos de concertação. Temos uma visão de um patriotismo não isolacionista, de um patriotismo inserido num projecto europeu. O país perdeu sempre que seguiu uma via tendencialmente isolacionista».
Continue a ler esta notícia

Relacionados