CDU: mulheres representam quase metade das listas - TVI

CDU: mulheres representam quase metade das listas

CDU na noite das eleições europeias

Jerónimo de Sousa há um «claro sentido de renovação e rejuvenescimento»

Relacionados
As mulheres representam quase metade das listas da CDU às legislativas e mais de um terço dos candidatos são jovens, avança a agência Lusa que cita o anúncio feito esta quarta-feira pelo secretário-geral do PCP, na apresentação dos 323 elementos das listas às eleições de 27 de Setembro.

Jerónimo de Sousa salientou, durante a apresentação das listas, o «claro sentido de renovação e rejuvenescimento».

As mulheres representam assim, 42 por cento dos candidatos, enquanto os jovens, com menos de 40 anos, são 35 por cento da lista, sendo que, destes, metade tem menos de 30 anos, referiu Jerónimo de Sousa.

Para além de ter elementos das três forças da coligação, PCP (73 por cento dos candidatos), Partido Ecologista «Os Verdes» (nove por cento) e Intervenção Democrática (dois por cento), as listas da CDU têm ainda 11,76 por cento de candidatos independentes.

Jerónimo de Sousa acrescentou ainda que a composição das listas traduz a garantia de defesa dos direitos das mulheres, de «ser dada voz aos problemas e reivindicações» dos jovens, bem como a «atenção e prioridade aos trabalhadores e dos seus problemas».

Ao todo, as listas são compostas por 230 candidatos efectivos e por 93 suplentes.

Nas prioridades da CDU constam o combate às «gastas e fracassadas soluções de anos e anos de política de direita», as «políticas de regressão social» e a «fragilização, privatização, encerramento e degradação dos serviços públicos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados