Francisco Lopes assume que quer derrotar Cavaco - TVI

Francisco Lopes assume que quer derrotar Cavaco

Francisco Lopes (Tiago Petinga/Lusa)

Presidente da República já está «em pré-pré-campanha», defendeu candidato do PCP

Relacionados
O candidato presidencial apoiado pelo PCP, Francisco Lopes, afirmou este sábado como objectivo da sua candidatura derrotar Cavaco Silva, considerando que o Presidente da República já está «em pré-pré-campanha».

O candidato e deputado eleito pelo círculo de Setúbal, cuja candidatura presidencial foi anunciada pelo PCP dia 24 de Agosto, não tem qualquer acção formal na Festa do Avante, mas passeou hoje à tarde no recinto da Quinta da Atalaia, Seixal, cumprimentando alguns militantes e recebendo já mensagens de apoio.

«Força, camarada», diziam visitantes da Festa, saudando Francisco Lopes.

Em entrevista à Lusa, o candidato comunista afirmou que a sua candidatura pretende dar «um contributo indispensável para que Cavaco Silva seja derrotado», argumentando que a reeleição do Presidente da República «significaria não apenas a continuação, mas o agravamento dos problemas nacionais».

Derrotar Cavaco Silva, no entanto, «não basta».

«É necessário que na Presidência da República esteja alguém que, coerentemente, intervenha para defender os interesses nacionais e não alguém que esteja amarrado à lógica dos interesses dos grupos económicos e financeiros que têm empurrado Portugal para o declínio», sustentou.

Sobre o facto de Cavaco Silva não ter ainda assumido a sua recandidatura, Francisco Lopes considerou tratar-se de «um não acontecimento». «Ele está na Presidência da República, nestes meses, a desenvolver uma pré-pré-campanha eleitoral», sustentou.

Francisco Lopes considerou ainda «sem sentido» a ideia de que a sua candidatura pretenda preparar a sucessão de Jerónimo de Sousa na liderança do PCP. «Aconteceu com uns, não aconteceu com a maioria. Essa é uma abordagem que tende a diminuir a apreciação do PCP a esta candidatura», considerou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos