Freeport: Sócrates «satisfeito» por ver o seu nome limpo - TVI

Freeport: Sócrates «satisfeito» por ver o seu nome limpo

Primeiro-ministro sublinhou que o licenciamento ambiental não teve nada de ilegal

Relacionados
O primeiro-ministro revelou-se «satisfeito» pela conclusão da investigação do Ministério Público sobre o processo Freeport, que deduziu acusação apenas sobre dois arguidos, Manuel Pedro e Charles Smith.

«Finalmente!», desabafou, seis anos depois do início do processo, depois de serem apresentadas as conclusões pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

José Sócrates sublinhou que «o Ministério Público concluiu que não houve quaisquer irregularidades no licenciamento ambiental do Freeport».

Freeport: Cavaco quer mais «celeridade» na resolução de processos

«O que não constitui para mim qualquer surpresa. Sempre disse que o licenciamento cumpriu todas as regras e exigências previstas na lei. A actuação do ministério do Ambiente [que liderava] seguiu sempre padrões de grande exigência e rigor», disse, numa declaração lida aos jornalistas.

Por isso, pediu para «compreenderem» a sua «satisfação» por ver «finalmente reconhecido, preto no branco, por uma instância independente», aquilo que sempre afirmou, «mas que muitos se recusaram a ouvir».

A outra conclusão salientada por Sócrates disse respeito ao arquivamento dos crimes de corrupção, tráfico de influências e financiamento ilegal de partidos políticos. «A verdade acaba sempre por vir ao de cima», atirou.

O primeiro-ministro lamentou a «enormidade» das «calúnias» e «injustiças» que foram ditas sobre si, com o objectivo de o «atacar politica e pessoalmente».

«O meu nome foi abusivamente referido, de forma injusta, infundada e caluniosa», reforçou.

«Depois de tudo o que passei, é extraordinário quem ainda queira ver nestas declarações qualquer vitimização artificial», terminou, sem nunca especificar os alvos, e avisando que esta será «a última vez» que fala sobre este assunto.
Continue a ler esta notícia

Relacionados