Jerónimo critica PSD, PS, CDS e Cavaco por causa do mar - TVI

Jerónimo critica PSD, PS, CDS e Cavaco por causa do mar

Jerónimo

Líder comunista diz que os que clamam agora maior aproveitamento do mar liquidaram actividades marítimas nos últimos anos

O secretário-geral do PCP criticou, este domingo, PSD, PS, CDS e o Presidente da República por pedirem um maior aproveitamento do mar depois de terem reduzido «dramaticamente» a capacidade das pescas e liquidado várias actividades marítimas nos últimos anos.

«Sem corar de vergonha, alguns dos protagonistas (das últimas décadas), entre os quais o actual Presidente da República, à época primeiro-ministro, não se cansam hoje de clamar por um maior aproveitamento desse imenso recurso nacional que é o mar», disse Jerónimo de Sousa.

O líder comunista falava no seminário «O futuro das pescas em Portugal e a reforma da Política Comum de Pescas», organizado pelo Grupo Comunitário de Esquerda e pelo PCP, em Sesimbra, que reuniu pescadores de todo o país, principalmente da região de Lisboa.

Jerónimo de Sousa recordou que, só na década de 90, Portugal reduziu a sua frota pesqueira em 36 por cento e as capturas caíram 40 por cento. «Os hoje amigos do mar são os mesmos que, ao longo de 35 anos de políticas de direita, não só reduziram dramaticamente a dimensão e capacidade das pescas nacionais, como praticamente liquidaram outras actividades económicas que têm o mar como centro da sua existência», defendeu.

Para o líder comunista, «é esta mesma gente que acabou com a marinha mercante portuguesa, encerrou e continua a encerrar estaleiros (...) e foi trocando as infra-estruturas de apoio à pesca por umas regatas de iates que nunca se realizam ou para edifícios da Fundação Champalimaud».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE