Jerónimo de Sousa apela à luta contra o PEC - TVI

Jerónimo de Sousa apela à luta contra o PEC

Jerónimo de Sousa

Líder comunista teceu duras críticas ao PS e incitou ao combate ao conformismo

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, apelou esta terça-feira à luta dos trabalhadores contra a «ofensiva» do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) e a perda de direitos sociais e laborais, noticia a Lusa.

«No nosso partido costuma dizer-se: quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta perde-se sempre», lembrou o líder comunista.

«Cada medida deste PEC tem de merecer o combate dos trabalhadores e das populações. O problema deles é que quando os trabalhadores e as populações percebem a força que têm, eles são obrigados a recuar e muitas vezes são derrotados», sustentou.

O secretário-geral do PCP considerou que «a resistência e a luta podem determinar o êxito ou a derrota desta ofensiva» e exortou ao combate da resignação e conformismo.

«Para eles foi sempre impensável que os trabalhadores tivessem direitos e justos salários, que tivessem direito à saúde, à educação, à cultura. Hoje, passados 36 anos, é vê-los outra vez a tentar que esses direitos deixem de existir», considerou Jerónimo de Sousa.

O dirigente comunista criticou duramente o PS, por estar a «fazer o que a direita gostaria de fazer se estivesse no poder», e estar aliado ao «grande capital», afirmando que «quem veio à praça pública saudar o PEC foram precisamente os banqueiros», a quem o PEC nada exige.

Relativamente ao PSD, Jerónimo de Sousa questionou ironicamente se «o novo líder não defende também o congelamento dos salários, a redução dos serviços públicos, as privatizações? O que é que os separa do PS?».
Continue a ler esta notícia

Relacionados