Jerónimo diz que é «cinismo» Cavaco e Sócrates falarem de pobreza - TVI

Jerónimo diz que é «cinismo» Cavaco e Sócrates falarem de pobreza

Jerónimo de Sousa

Secretário-geral do PCP apela a uma ruptura e mudança que deverá começar com as eleições presidenciais

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse, este domingo, ser «chocante» e prova de «cinismo» ouvir o Presidente da República e o primeiro-ministro falarem de pobreza em Portugal, atribuindo-lhes a responsabilidade pelo aumento deste flagelo.

«Nós consideramos que é chocante ouvir, por exemplo, o actual Presidente da República a ter pena dos pobres e ter vergonha da pobreza em Portugal e ouvir Sócrates dizer que não se deve especular sobre a pobreza e devemos ser discretos a resolver ou a apoiar os pobres. Tanto cinismo», afirmou Jerónimo de Sousa num almoço de apoio ao candidato presidencial Francisco Lopes.

O líder do PCP justificou-se com o Orçamento do Estado que, segundo disse, vai fazer com que a pobreza aumente em Portugal e cuja aprovação teve o «patrocínio» de Cavaco Silva. «Limitaram-se a aprovar o Orçamento do Estado, a fazer um negócio, um acordo entre PS e PSD, com a bênção, o patrocínio, o apadrinhamento do Presidente da República», acusou.

Jerónimo de Sousa disse ainda ser «falsa» a posição assumida por Cavaco Silva de não interferir na política do Governo. «É falsa aquela posição de que não se mete na política e está acima dos partidos. Ele teve um papel próprio neste processo de discussão e votação do Orçamento do Estado que acabou por convergir na sua aprovação», sustentou.

O secretário-geral do PCP fez ainda uma análise ao actual quadro económico, social e político do país, considerando que o ano de 2010 termina com «profundas inquietações e incertezas». Por isso, Jerónimo de Sousa apelou a uma ruptura e mudança que deverá começar com as eleições presidenciais, nomeadamente com a candidatura de Francisco Lopes, «o único que não está comprometido com qualquer política de direita».
Continue a ler esta notícia

Relacionados