Madeira: PS tem plano de assistência alternativo - TVI

Madeira: PS tem plano de assistência alternativo

Vítor Gaspar [LUSA]

Líder socialista madeirense já pediu audiência ao ministro das Finanças

Relacionados
O líder do PS-Madeira solicitou uma audiência ao ministro das Finanças, a quem pretende entregar um plano de assistência financeira alternativo à carta de intenções subscrita pelo Governo Regional.

«Ontem [sexta-feira], solicitei uma audiência ao senhor ministro das Finanças com o objectivo de, ainda antes da assinatura do plano de assistência financeira à região, o PS se reunir no sentido de apresentar as suas propostas», afirmou Victor Freitas.

A carta de intenções, apresentada pelo executivo regional em Dezembro, prevê a equiparação do IRS e IRC aos valores do Continente, o aumento do IVA para 22 por cento e a transferência para Lisboa da gestão da dívida regional.

O documento, negociado com o Governo, determina a suspensão dos subsídios de Natal e de férias até 2013 dos funcionários da administração regional.

O presidente do PS-M adiantou que a elaboração do plano alternativo, «mais amigo dos madeirenses», está nas mãos de um grupo de trabalho, com socialistas e independentes.

Victor Freitas acrescentou que o documento inclui uma componente para «o crescimento económico e do emprego», advertindo que se avançarem as propostas da carta de intenções é resolvido o problema das finanças do Governo Regional, mas a população passa a ter «dificuldades».

O também deputado do PS na Assembleia Legislativa da Madeira considerou ainda que o momento exige a união dos madeirenses contra os inimigos da região, que identificou como «problemas», defendendo também a união das forças políticas para os combater.

Ao líder do CDS/PP-M e parlamentar na Assembleia da República, José Manuel Rodrigues, Victor Freitas deixou um desafio: «Para se juntar ao PS nesta batalha de procurar alternativas a este plano (...) e que escolha de lado é que quer estar, se do lado do seu Governo, em Lisboa, ou se quer estar ao lado dos madeirenses».
Continue a ler esta notícia

Relacionados