Menos deputados: PSD defende discussão «aprofundada» na coligação - TVI

Menos deputados: PSD defende discussão «aprofundada» na coligação

Luís Menezes

Luís Menezes diz que tema deve ser discutido «sem tabus e com toda a transparência»

Relacionados
O vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata disse este sábado que a redução do número de deputados é «uma das bandeiras mais antigas» do PSD. Luís Menezes salientou que esta questão deve ser aprofundada «em primeira instância» dentro da coligação PSD/CDS-PP.

Esta é a reação às declarações do secretário-geral do PS, António José Seguro, que na sexta-feira revelou, em Alenquer, durante um jantar de comemoração do 5 de Outubro que o PS vai entregar ainda este ano uma proposta para reduzir o número de deputados na Assembleia da República.

O vice-presidente do grupo parlamentar social-democrata Luís Menezes disse que «o PSD está disponível para aprofundar esta questão, debatê-la com transparência e sem tabus na Assembleia da República mas sempre, e em primeira análise, no respeito escrupuloso dos princípios e valores do acordo de coligação com o seu parceiro de coligação, CDS-PP», escreve a Lusa.

«O PSD gostaria de dizer que até hoje nenhum outro partido se tinha mostrado disponível para discutir esta redução do número de deputados para além do PSD através de várias propostas que passaram já várias lideranças e que nas duas últimas legislaturas foram recusadas duas vezes pelo PS, o PSD já tinha apresentado propostas concretas para reduzir o número de deputados na Assembleia da República», começou por dizer.

Na opinião do vice-presidente da bancada, este tema deve ser discutido «sem tabus e com toda a transparência», tendo em conta que esta é «uma lei que necessita de ter dois terços dos votos dos deputados eleitos na Assembleia da República».

«Esta matéria deve ser aprofundada na Assembleia da República mas também, e em primeira instância, no seio da coligação em face do acordo de coligação que deve ser cumprido e respeitado nos seus princípios e valores».

O social-democrata defende que «aquilo que diz respeito a esse acordo de coligação deve ser respeitado em todos os seus princípios e valores, de forma escrupulosa».

«Só com uma discussão aprofundada no seio da coligação e também na Assembleia da República com os outros partidos é que esta situação deve ser discutida e debatida. É bom ver o PS chegar a este debate, atrasado», acrescentou.

Segundo Luís Menezes «dentro do PSD há uma clara sintonia de posição relativamente a isto há muitos anos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados