Partidos reagem à entrevista de Sócrates - TVI

Partidos reagem à entrevista de Sócrates

Sócrates

Comentam a crise, mas deixam de fora o processo Freeport

Relacionados
O vice-presidente do PSD Aguiar Branco defendeu esta terça-feira que o primeiro-ministro, José Sócrates «tem alimentado» um clima de conflitualidade com o Presidente da República, Cavaco Silva, desde a polémica sobre o Estatuto dos Açores.

«O senhor primeiro-ministro tem-nos habituado, pelo menos desde aquilo que tem a ver pelo menos desde o Estatuto dos Açores, a manter um nível de conflitualidade com o senhor Presidente da República, não percebendo o benefício que poderia retirar se essa relação fosse não tensa, pacífica», declarou José Pedro Aguiar Branco.

A atitude de José Sócrates, segundo o vice-presidente do PSD, «está na esteira do que já vem acontecendo desde o ano passado. Este nível de conflitualidade tem sido alimentado pelo primeiro-ministro».

Confrontado com o facto de José Sócrates ter dito que se referia ao PSD e não ao Presidente da República quando falou na política do recado e da maledicência, Aguiar Branco recusou essa acusação.

«O PSD tem feito tudo menos política de recado, tem apresentado propostas concretas, tem demonstrado que essas propostas teriam levado o país para outra situação que não esta. Não é seguramente uma política de recado, é uma política de propostas concretas», contestou o dirigente social-democrata.

Já o Bloco de Esquerda, pela voz de João Semedo, acusou o primeiro-ministro de mais uma vez não ter dado respostas concretas para combater crise, acusando José Sócrates de ser insensível com os problemas dos portugueses.

A crise foi aliás o tema escolhido para a oposição comentar a entrevista do primeiro-ministro, deixando de fora o processo Freeport. António Filipe do PCP considerou que Sócrates se tentou vitimizar em relação à crise e «convencer os portugueses que não tem responsabilidades».

Paulo Portas alinhou pelo mesmo tom e sustentou que a entrevista e a política do Governo estão «esgotadas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados