Passos Coelho acusa o Governo de «chantagem» - TVI

Passos Coelho acusa o Governo de «chantagem»

Passos Coelho

O social-democrata fez vários avisos ao executivo de José Sócrates. Sobre a comissão de inquérito à compra da TVI, diz que a lista de pessoas a ouvir «está incompleta»

Relacionados
O candidato à liderança do PSD, Pedro Passos Coelho, deixou vários avisos ao Governo de José Sócrates, esta terça-feira, acusando-o de fazer «chantagem», avança a Lusa.

«O Governo minoritário que é faz esta chantagem: apela ao nosso sentido de responsabilidade para que possa fazer aquilo que lhe apetece», acusou Passos Coelho, exigindo: «Nunca mais nos tomem por parvos».

De acordo com o candidato à liderança social-democrata, «é muito importante que o PSD continue a ser um partido de grande responsabilidade, mas uma coisa é ser responsável, outra coisa é encolher os ombros, dizer que a culpa é do PS e que as más políticas para o país poderão sempre seguir com a nossa indiferença».

Passos Coelho deixou o alerta ao PS, afirmando que se este «julga que pode deixar o país a apodrecer, fazendo chantagem com o PSD para escolher os piores caminhos para o país», nesse caso os sociais-democratas não vão aceitar «andar com o Governo ao colo», ajudando «a devolver aos portugueses a palavra» para que estes possam escolher de outra maneira.

«Nós não andamos aqui atrás de desafios a ver quem derruba primeiro, mas o Partido Socialista e o engenheiro Sócrates que comecem a olhar para os interesses do país e comecem a tomar as decisões que são importantes», defendeu.

O candidato pediu ainda ao PS que fale com «aqueles que vão ser eleitos pelos militantes do PSD» e não com quem está de saída.

«Eu nunca farei no PSD aquilo que os outros me fizeram a mim. E terei ocasião, na própria noite das eleições, se elas confirmarem a expectativa que tenho, de dar um sinal claro de que tenciono contar com qualquer um deles para a primeira linha da afirmação do nosso partido em Portugal», garantiu.

PT/TVI: lista incompleta

Passos Coelho considerou que a lista de personalidades que os partidos querem ouvir na comissão parlamentar de inquérito ao negócio PT/TVI é «muito completa e suficientemente ampla».

«Eu creio que a lista que foi elaborada pelos diversos partidos é, nesta altura, uma lista muito completa e todos aqueles que, no decorrer dos trabalhos da comissão se vier a concluir que é útil ouvir também - na medida em que possam trazer algum esclarecimento adicional - não deixarão de ser chamados com certeza», afirmou o candidato.

O social-democrata considerou ainda que essa lista é «suficientemente ampla para que a comissão possa iniciar os seus trabalhos e sobretudo fazer aquilo de que está incumbida que é averiguar todos os factos que sejam relevantes para saber se houve ou não houve interferência do Governo, através da golden share que detém na PT, no negócio da possível aquisição de uma televisão privada».

«É isso que é importante que se conclua rapidamente porque o país não pode continuar com esta suspeição de que o Governo interfere onde não deve e de que o Ministério Público não investiga aquilo que deve», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados