PCP quer manter projectos para Setúbal - TVI

PCP quer manter projectos para Setúbal

Jerónimo de Sousa (José Sena Goulão/Lusa)

Mas admitiu que os mesmos poderiam ser faseados devido à situação económica do País

Relacionados
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que o Governo não devia cancelar os diversos projectos anunciados para o distrito de Setúbal, mas admitiu que os mesmos poderiam ser faseados devido à situação económica do País.

«Nós temos como ideia geral fundamental de que a região e o País precisam desses projectos, dessas infra-estruturas, numa perspectiva de desenvolvimento», disse Jerónimo de Sousa, confrontado com a recente decisão do Governo de extinguir a Sociedade do Arco Ribeirinho Sul e o previsível adiamento, ou cancelamento, de outros investimentos.

A terceira travessia do Tejo, o novo aeroporto de Lisboa, o TGV e as obras relacionadas com a circular regional interna da península de Setúbal são alguns dos projectos que exigem grandes meios financeiros que o País não pode disponibilizar neste momento.«¿Obviamente que há uma situação concreta do País, com dificuldades económicas. Admitimos processos de faseamento, mas não a liquidação dessas possibilidades de desenvolvimento e da concretização dessas infraestruturas, no tempo que for possível e necessário», disse Jerónimo de Sousa.

Por outro lado, o líder do PCP, que falava aos jornalistas durante uma visita às Festas das Vindimas em Palmela, considerou «caricato» que o PSD tivesse mudado de posição em relação à construção do TGV entre Lisboa e Madrid.

«Aquilo que é caricato [no PSD] é andar uma campanha eleitoral a diabolizar o TGV, para agora fazer marcha-atrás e admitir a sua construção», disse.

Referindo-se aos comentários críticos de diversas personalidades do PSD face ao mais recente aumento de impostos anunciado pelo Governo, que vai afectar as pessoas com maiores rendimentos, Jerónimo de Sousa admitiu que os autores de alguns desses comentários poderão vir a ser atingidos nos seus rendimentos.

«Eu creio que muitas vezes, são pessoas que começam também a ser tocadas nos seus vencimentos, nas suas remunerações», disse.

«Creio que essas declarações e esses alertas, vindos do PSD, são mais para ajudar do que para desajudar o PSD. Lembro-me de um expressão do comentador de serviço, Marcelo Rebelo de Sousa, que dizia: Mesmo quando não parece, eu estou sempre a favorecer o PSD nas minhas intervenções», concluiu Jerónimo de Sousa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE