PS e CDS querem autárquicas a 11 de Outubro - TVI

PS e CDS querem autárquicas a 11 de Outubro

Parlamento

Ambos os partidos defendem que as autárquicas e as legislativas se devem realizar em dias distintos

Relacionados
O PS e o CDS-PP apontaram, esta quarta-feira, 11 de Outubro como a data «preferida» para as eleições autárquicas.

Os sociais-democratas voltaram a defender que as legislativas e autárquicas devem ser realizadas em dias separados «por uma questão de clareza e rigor democrático». No mesmo sentido vai o CDS-PP que defende, ainda, que os actos eleitorais devem «ocorrer o mais depressa possível» para que haja um novo Orçamento de Estado.

«As eleições autárquicas devem ser numa data separada das legislativas, essa nossa opção tem por base a necessidade de o mais depressa possível o País ter um novo Orçamento de Estado, isso é verdadeiramente essencial numa situação de crise financeira como a que existe», afirmou o líder parlamentar do CDS-PP, Diogo Feio, no final da audiência com o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.

O líder parlamentar socialista, Alberto Martins rejeitou a ideia de realizar as eleições em simultâneo porque o partido valoriza «muito a clareza e a verdade democrática». «As legislativas têm uma natureza nacional, as autárquicas um valor específico, localizado, não há que confundir, eu acho que isso não ajuda à clareza e ao rigor das escolhas que é exigível», defendeu.

Questionado sobre a data das legislativas, Alberto Martins afirmou que a opção do PS é que «sejam antes das autárquicas».
Continue a ler esta notícia

Relacionados