PS leva «lei da rolha» à Assembleia - TVI

PS leva «lei da rolha» à Assembleia

Assis diz que norma fere a democracia e que assunto deve ser discutido em plenário

Relacionados
O líder parlamentar do PS anunciou esta segunda-feira que suscitará em plenário da Assembleia da República, já na quarta-feira, o debate sobre a alteração estatutária do PSD, já conhecida como «lei da rolha».

Para Francisco Assis, o país «não está perante uma mera questão interna do PSD, porque os partidos têm responsabilidades públicas». «Quando um partido adopta uma norma desta natureza fere a democracia no seu conjunto e ofende o sistema partidário no seu todo. Por isso, repudiamos que o PSD tenha seguido por este caminho, já que constitui um péssimo sinal que se dá à sociedade portuguesa», alegou o líder parlamentar do PS.

Segundo Francisco Assis, a aprovação desta polémica norma em congresso «demonstra bem o estado a que chegou o PSD». «Vamos suscitar esta discussão na Assembleia da República, porque esta questão não tem apenas a ver com a vida interna do PSD, mas com o funcionamento em geral da democracia portuguesa. Sempre que um partido cerceia a liberdade de expressão aos seus militantes, é toda a democracia que fica afectada», argumentou o líder parlamentar socialista.

Ainda de acordo com o Assis, o PS, nesta primeira fase, vai colocar esta questão estatutária do ponto de vista política, mas admite numa segunda fase «estudar as formas mais adequadas de concorrer para a resolução deste assunto».
Continue a ler esta notícia

Relacionados