Red Bull Air Race: Costa responde a Santana - TVI

Red Bull Air Race: Costa responde a Santana

Red Bull Air Race 2009

Autarca reafirma que dinheiro envolvido é idêntico ao ano passado

Relacionados
O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa respondeu esta quinta-feira às acusações de Santana Lopes e reafirmou que o montante solicitado para a Red Bull Air Race é «idêntico» ao do ano passado, quando se realizou com o apoio das autarquias do Porto e de Gaia.

O autarca da capital afirmou também que a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) abriu concurso para patrocínios à prova sendo, por isso, «no mínimo prematuro especular sobre os eventuais encargos financeiros a suportar pelas câmaras municipais de Lisboa e Oeiras em 2010».

«O montante solicitado pela Red Bull Air Race para a realização da prova em Lisboa é de 3,5 milhões de euros, montante idêntico ao cobrado pela Red Bull Air Race para a realização da prova em 2009 no Porto», declarou António Costa, em comunicado.

«O contrato distribuído pelo senhor vereador Pedro Santana Lopes [PSD] não desmente esta afirmação e refere expressamente, aliás, que o valor das provas em 2008/2009 ascendeu a 8 milhões e 250 mil euros», sublinhou.

Segundo afirmou também esta quinta-feira Santana Lopes, em conferência de imprensa, citando os contratos, as autarquias do Porto e de Gaia desembolsaram apenas 400 mil euros cada uma para a realização do evento, enquanto que, para a edição deste ano em Lisboa, a autarquia pagaria 50 por cento dos 3,5 milhões de euros, dos quais a Câmara de Oeiras avançaria 25 por cento e a ATL 25 por cento.

Santana Lopes sublinhou que acresce a este valor todas as despesas logísticas da prova, ao contrário do que aconteceu com os eventos realizados junto ao rio Douro.

António Costa reiterou ainda que nem a autarquia lisboeta nem a ATL «tomaram a iniciativa de contactar a organização da Red Bull Air Race para a realização do evento em Lisboa em 2010».

«A Câmara Municipal de Lisboa só aceitou reunir com a Red Bull Air Race após esta ter declarado expressamente que não iria realizar a prova na cidade do Porto, pelo que nos limitámos a corresponder a uma proposta da Red Bull Air Race, da qual demos conhecimento ao presidente da Câmara Municipal do Porto», afirmou.

O protocolo para realização da Air Bull Air Race voltará a ser discutido na próxima semana em reunião extraordinária do executivo municipal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados