Saiba quanto os partidos vão gastar nas eleições - TVI

Saiba quanto os partidos vão gastar nas eleições

Orçamentos vão ser mais reduzidos dos que em actos eleitorais anteriores

Relacionados
3,34 milhões de euros é quanto o PSD estima gastar com a campanha eleitoral às legislativas, noticia a agência Lusa.

Os sociais-democratas planeiam gastar menos «cerca de dois milhões» do que se gastou nas eleições de 2005. Quem o disse foi o secretário-geral adjunto do partido, Matos Rosa.

Já o PS prefere não dar a conhecer publicamente qual o orçamento da campanha, remetendo essa informação e divulgação para a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, que ainda não tem os documentos disponíveis para consulta na respectiva página web.

Por sua vez, o CDU aponta um orçamento de 1,95 milhões de euros nas legislativas e 10,27 milhões nas autárquicas. O Bloco de Esquerda indica um orçamento de 999 mil euros para as legislativas e 1,99 milhões de euros nas autárquicas. Já o CDS-PP prevê o gasto de 850 mil euros nas eleições de 27 de Setembro.

Tanto o CDS-PP como o Bloco de Esquerda, tal como o PSD, têm orçamentos inferiores aos das anteriores legislativas.

A redução das despesas na campanha do PSD para as eleições deve-se, diz Matos Rosa, «à opinião da direcção do partido para reduzir os gastos em todas as rubricas e ao tipo de campanha que o PSD quer fazer».

Matos Rosa adiantou ainda não saber qual o valor global de quanto o PSD irá gastar nas eleições autárquicas.

Recorde-se que as eleições legislativas estão marcadas para 27 de Setembro e as autárquicas para 11 de Outubro.

O prazo para a entrega dos orçamentos da campanha na Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, que funciona junto do Tribunal Constitucional, terminou segunda-feira e poderão estar disponíveis na página da ECFP até ao final desta semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados