Saramago anuncia apoio à candidatura de António Costa - TVI

Saramago anuncia apoio à candidatura de António Costa

José Saramago

Elogios mútuos durante assinatura de protocolo para a produção de filme sobre a relação do Nobel com a mulher

Relacionados
José Saramago, Nobel da Literatura, anunciou esta sexta-feira o apoio à recandidatura do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa (PS), nas eleições autárquicas com data marcada para 11 de Outubro.

«Espero que seja presidente por muitos anos mais. Espero que isso aconteça. Oxalá! Mas é preciso fazer com que isso aconteça. As coisas não acontecem por si mesmas. É preciso fazê-las acontecer», revelou José Saramago citado pela agência Lusa.

O escritor elogiou ainda o «magnífico trabalho» de António Costa à frente da autarquia.

José Saramago fez as declarações na Câmara de Lisboa durante a assinatura de um protocolo para a produção de um filme sobre a relação entre José Saramago e Pilar del Rio, que tem como título provisório de «União Ibérica». A Câmara de Lisboa vai apoiar com 30 000 euros a produção do documentário sobre a relação entre o Nobel da Literatura José Saramago e a mulher, Pilar del Rio.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, Saramago agradeceu ao presidente da autarquia, António Costa, a sua «boa vontade» relativamente ao filme.

O presidente da Câmara, António Costa, justificou o envolvimento da autarquia no filme alegando que a cidade tem de aproveitar «as poucas coisas que tem de universal: o Fado, que conta com o empenhamento da autarquia na candidatura a Património da Humanidade, Fernando Pessoa, que acaba de ter a quarta edição em chinês do Livro do Desassossego, e José Saramago, o único Prémio Nobel da Literatura» português.

Alegou ainda tratar-se de um filme «sobre a universalidade - o Amor», no caso entre Saramago e Pilar del Rio, acrescentando que o escritor é uma figura «muito querida de Lisboa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados