Sócrates: «Lamentável» a «irresponsabilidade do PCP» - TVI

Sócrates: «Lamentável» a «irresponsabilidade do PCP»

José Sócrates (LUSA)

Primeiro-ministro condena moção de censura do PCP e afirmou que os comunistas trabalharam sempre «para destruir»

Relacionados
O primeiro-ministro considerou «lamentável e condenável» a posição de «irresponsabilidade total do PCP» por ter decido apresentar uma moção de censura ao Governo, avança a Lusa.

«É lamentável e condenável a posição de irresponsabilidade total do PCP. Num momento destes propor deitar o Governo abaixo não me parece a melhor solução para resolver qualquer problema em Portugal», afirmou José Sócrates, numa conferência de imprensa em Madrid.

Ministro das Finanças desvaloriza moção do PCP

O primeiro-ministro afirmou-se «habituado» a posições como estas por parte do PCP, considerando que nos últimos 30 anos os comunistas «nunca trabalharam para construir, para o diálogo ou para o compromisso», mas sempre «para destruir».

«Esta acção política está na linha do que têm sido estes 30 anos do PCP. Sempre que o PS está no Governo, o PCP acha que sua missão histórica é que esse Governo acabe. Fazer da acção política um exercício tão sectário contra o Governo não ajuda nada», sublinhou.

«O país precisa de partidos com posições construtivas e responsáveis que respondam ao interesse do país e não apenas à sua agenda política e táctica», sustentou Sócrates.

Para o primeiro-ministro, a decisão do PCP é «reveladora de grande irresponsabilidade».

«Ninguém entende em Portugal que possa representar um contributo que seja para resolver qualquer problema do país. É sectária», afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre qual pensa que vai ser a posição do PSD, maior partido da oposição, Sócrates remeteu essa questão para os sociais-democratas.

«Não me compete a mim pronunciar. Compete ao PSD», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados