Gordon Brown: Durão fez trabalho «brilhante» - TVI

Gordon Brown: Durão fez trabalho «brilhante»

  • Portugal Diário
  • 21 fev 2008, 16:30
Gordon Brown (Tiago Petinga/ Lusa)

Mas PM britânico não revela se apoia Barroso para segundo mandato

Relacionados
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, elogiou esta quinta-feira, em Bruxelas, o trabalho, que considera «brilhante», de José Manuel Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia mas escusou-se a revelar se o apoiará para um segundo mandato, refere a Lusa.

«O presidente Barroso tem feito um trabalho brilhante e elogio-o pelo que tem feito», disse Gordon Brown, questionado em conferência de imprensa sobre o apoio a um segundo mandato de Durão Barroso à frente do executivo comunitário.

O presidente da Comissão Europeia, que estava ao lado de Brown na conferência de imprensa, completa em 2009 o mandato de cinco anos, não tendo ainda confirmado se pretende continuar no cargo.

Casino: Durão Barroso nega conhecimento

Ambiente: «Europa tem de cumprir metas ambientais»

Por outro lado, Brown voltou a confirmar o apoio do Reino Unido à candidatura do seu antecessor, Tony Blair, para presidente do Conselho Europeu, um novo lugar previsto pelo Tratado de Lisboa que deverá ser ratificado pelos Estados-membros até ao final do corrente ano para entrar em vigor em 2009.

A nova figura europeia, que terá a missão de representar a UE na cena internacional, deverá ser escolhida até ao fim deste ano pelos chefes de Estado e de governo dos 27.

O nome do ex-primeiro-ministro britânico tem sido um dos mais falados em meios políticos europeus e já foi apoiado por alguns dos principais dirigentes, como é o caso do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

O futuro da União Europeia foi um dos temas abordados na reunião entre Gordon Brown e Durão Barroso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE