Mário Soares: «Durão tem um estigma terrível» - TVI

Mário Soares: «Durão tem um estigma terrível»

Mário Soares

Europa e PPE «não vão longe» se têm Barroso como expoente para a Comissão, diz ex-PM

Relacionados
Mário Soares, antigo Presidente da República e ex-primeiro-ministro responsável pela adesão de Portugal à União Europeia (UE), mostrou-se esta quinta-feira pouco entusiasmado com uma recandidatura de Durão Barroso à presidência da Comissão Europeia.

Questionado pelo tvi24.pt, à margem da apresentação da campanha «Tu na Europa», do Conselho Nacional da Juventude, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa e que pretende levar os jovens portugueses a votar nas eleições europeias de 7 de Junho, o histórico socialista defendeu que a Europa precisa de novas caras.

«Não basta votar, é preciso ir mais longe»

Mário Soares sublinhou que os europeus têm de encontrar políticos alternativos a Sílvio Berlusconni, Nicolas Sarkozy ou Gordon Brown, capazes de retirar a Europa do «impasse» gerado por «um modelo que dá primazia ao economicismo».

Defensor de uma Europa «progressista, unida, federal», Mário Soares deu a entender que Durão Barroso não será o candidato mais indicado para continuar à frente do órgão executivo da União Europeia.

«Durão Barroso tem um estigma terrível: foi ele que preparou e foi o anfitrião da chamada Cimeira da Vergonha, que foi a Cimeira dos Açores, donde saiu a guerra do Iraque. E a guerra do Iraque foi uma linha de partilha que dividiu o Mundo. Se a Europa e o PPE o têm como expoente não vão muito longe com certeza», defendeu.

Mário Soares disse ainda que Durão Barroso não é candidato «para entusiasmar os jovens». Quando questionado sobre se o actual presidente da Comissão Europeia se devia recandidatar, Soares disse apenas «não tenho que dar conselhos a ninguém».

O Partido Popular Europeu (PPE) confirmou esta quinta-feira que Durão Barroso vai mesmo candidatar-se a um segundo mandato como presidente da Comissão Europeia.

A decisão foi tomada, por unanimidade, na reunião de líderes do PPE. Na reunião marcaram presença, entre outros, a Chanceler alemã Angela Merkel, o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi e também líderes nacionais na oposição, como Manuela Ferreira Leite, do PSD.
Continue a ler esta notícia

Relacionados