«Nova fase da construção europeia» - TVI

«Nova fase da construção europeia»

Herman Van Rompuy (EPA/DIRK WAEM)

Presidente indigitado da UE diz que Tratado de Lisboa é um «Tratado de oportunidades»

Herman Van Rompuy, o presidente indigitado da União Europeia defendeu esta terça-feira que o Tratado de Lisboa é um Tratado de oportunidades que marca «uma nova fase na construção da Europa», escreve a Lusa.

Na sua primeira intervenção na qualidade de presidente indigitado do conselho europeu, Rompuy referiu-se à história da construção europeia, à necessidade de um apoio permanente dos cidadãos europeus às estruturas da União e à desejável cooperação entre as instituições europeias: Conselho, Comissão e Parlamento.

«Lugar no palco mundial»

«Oito anos passaram. É agora altura de fechar o capitulo institucional. Este é um Tratado de oportunidades, uma poderosa ferramenta para enfrentarmos os desafios do nosso tempo», declarou Van Rompuy, acrescentando que a Europa pode agora «mais democraticamente, ocupar o seu lugar no palco mundial».

«Mas a União só pode avançar neste caminho se for realmente uma união», sublinhou, depois de evocar «o longo caminho» percorrido pelos países europeus até hoje e que permitiu «construir algo original e único no mundo: A União Europeia, a maior região de democracia, paz, prosperidade e justiça social do mundo».

«Estarmos aqui reunidos hoje enche-me de alegria. Depois de uma longa e tempestuosa viagem, o Tratado de Lisboa chegou a porto nesta histórica e poética cidade nas margens do Tejo», concluiu.
Continue a ler esta notícia