Sócrates aplaude plano da Comissão Europeia - TVI

Sócrates aplaude plano da Comissão Europeia

José Sócrates

PM salienta importância do «apelo a mais investimento público» dos Estados-membros

Relacionados
O primeiro-ministro José Sócrates saudou esta quarta-feira o plano de propostas da Comissão Europeia (CE) para relançar a economia, salientando a importância do «apelo a mais investimento público» dos Estados-membros.

José Sócrates frisou que as propostas da CE «apelam a mais investimento público para combater a crise», com vista a «ajudar as famílias e as empresas a enfrentar as dificuldades que aí vêm».

Bruxelas propõe estímulo de 200 mil milhões

O presidente da Comissão, Durão Barroso, anunciou hoje o plano de propostas do seu executivo para o relançamento da economia europeia, orçado em 200 mil milhões de euros, o equivalente a 1,5 por cento do PIB da UE.

O reforço do investimento público, segundo José Sócrates, «é a melhor forma de dar emprego às pessoas e ajudar as empresas a enfrentar as dificuldades». «Todos os países europeus o devem fazer de forma coordenada», acrescentou.

O primeiro-ministro falava aos jornalistas, em Coimbra, no final da sessão de encerramento das comemorações dos 50 anos da Fundação Bissaya Barreto. Em Portugal - disse - essa aposta no investimento público para fazer face à actual crise deve beneficiar, em especial, três áreas: a «requalificação do parque escolar», a «modernização da infra-estrutura tecnológica» e o sector energético.

«Saúdo esta iniciativa da Comissão e felicito o seu presidente por esta iniciativa», afirmou José Sócrates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados