Sócrates: «Nomeações são para governadores civis» - TVI

Sócrates: «Nomeações são para governadores civis»

Sócrates em campanha (Lusa/José Sena Goulão)

Líder socialista confirmou as seis nomeações

Relacionados
José Sócrates confirmou esta segunda-feira que existiram seis nomeações feitas pelo Governo em gestão que não foram publicadas em Diário da República e adiantou que são nomeações para governadores civis. Passos Coelho denunciou a situação à hora do almoço e acusou o primeiro-ministro demissionário de as esconder. Mais ao fim da tarde, o líder do PSD mostrou as provas.

O líder socialista lembrou que estes são cargos que cessam caso o PS não ganhe as eleições e atacou mais uma vez o PSD. «O dr. Passos Coelho e o PSD querem fazer uma campanha de incidentes, com uma situação completamente injustificada», disse à saída de um comício em Mangualde.



«Veja bem do que o PSD acusa o Governo: de ter feito nomeações e de usado o escrúpulo democrático de um Governo em gestão que informou todos os serviços de que não faríamos nomeações», disse aos jornalistas.

O caso das nomeações tem dominado o dia. À hora do almoço, o líder socialista começou por desmentir as acusações de Passos, dizendo que «tinha dado orientações para não haver nomeações» enquanto o Governo estivesse em gestão. Mas teve de recuar.

Passos Coelho insistiu na polémica e avisou que não só tinha provas como as ia mostrar até ao final do dia.

Pelas 18h00, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, João Tiago Silveira, dava uma conferência de imprensa onde já admitia que, afinal, ter-se-iam registado seis nomeações para cargos públicos. Mas tentou desdramatizar a situação: «No dia 4 de Abril, o Diário de Notícias noticiou que o Governo em gestão já tinha feito 156 nomeações. A notícia foi desmentida pelo Governo. Os factos demonstram que o Governo tem sido muito rigoroso e apenas foram feitas seis nomeações até à data», afirmou João Tiago Silveira.

Notícia actualizada
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE