Genéricos: «Por justiça», explica Sócrates - TVI

Genéricos: «Por justiça», explica Sócrates

Primeiro-ministro diz que um dos objectivos é melhorar qualidade de vida dos idosos

Relacionados
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou esta sexta-feira que foi por «uma razão de justiça» que o Governo decidiu comparticipar a 100 por cento os medicamentos genéricos a pensionistas com rendimentos inferiores ao Salário Mínimo Nacional, informa a Lusa.

«O país que eu ambiciono e pelo qual luto é um país onde não é possível que nenhum idoso faça uma escolha entre comprar um medicamento ou qualquer outro tipo de despesa. Não quero que isso aconteça», declarou.

Com a medida aprovada pelo Governo, no Conselho de Ministros de quinta-feira, José Sócrates disse que um dos objectivos é «melhorar a qualidade de vida» dos idosos com menos rendimentos: «Todos os medicamentos serão pagos por todos nós».

Depois de inaugurar uma unidade de cuidados de saúde continuados, na vila alentejana de Portel, José Sócrates declarou que o Governo pretende também promover os genéricos, para que «tenham mais cota» de mercado, ao mesmo tempo que ajuda ao «equilíbrio orçamental» do país.

Para José Sócrates, depois de o Executivo ter «posto as contas públicas em ordem» nos últimos anos, «é o momento para ajudar» e em que «as pessoas precisam de ajuda».

Para que, «num momento de crise, as pessoas tenham a certeza de que o Estado está ao seu lado» e que «os idosos podem contar com a solidariedade do Estado e dos portugueses».

«É assim que se lidera em tempos de crise», afirmou o Chefe do Governo, considerando ser necessário «estar perto das pessoas», ao invés de «chorar sobre leite derramado».

«O nosso dever é lançarmo-nos ao trabalho e cerrarmos os dentes», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE