PGR garante desconhecer pressões, revela Rangel - TVI

PGR garante desconhecer pressões, revela Rangel

Ministro da Justiça, Alberto Costa e Pinto Monteiro, Procurador-geral da República

Em causa, estão as alegadas pressões a magistrados do Ministério Público

Relacionados
O líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, afirmou esta segunda-feira que o Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, lhe garantiu que não tem conhecimento de condicionamentos ao trabalho dos magistrados do Ministério Público, informa a Lusa.

«O PGR deu-nos nota de que está a fazer diligências no sentido de apurar se há condicionamentos ou não, e de que até agora toda a informação que tem é no sentido de que não há», declarou Paulo Rangel à saída da audiência com Pinto Monteiro que hoje decorreu na Procuradoria-Geral da República, em Lisboa.

A audiência foi pedida pelo PSD, depois de o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) ter reunido com Paulo Rangel na Assembleia da República, na qual foram discutidas eventuais pressões e condicionamentos ao trabalho dos magistrados do Ministério Público.

«Nós exprimimos aqui as nossas perplexidades, as nossas preocupações e vamos continuar este nosso trabalho, agora na Assembleia da República onde vamos ouvir o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP)», acrescentou Paulo Rangel.

O deputado considerou «alarmantes» as notícias publicadas na última semana referentes ao tema que motivou a audiência, «corroboradas por diferentes instâncias, incluindo o SMMP» e que indicavam que haveria «algum condicionamento, intimidação ou limitação de magistrados e que isso teria até alguma ligação a serviços de informação», uma situação que, considerou, «exige um exame cuidado».

O líder da bancada parlamentar do PSD disse também que a reunião foi «muito proveitosa», tendo sido abordados «variadíssimos temas da justiça», escusando-se no entanto a revelar quais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados