Tornado: ministro não garante apoio para populares - TVI

Tornado: ministro não garante apoio para populares

Rui Pereira anuncia activação do Fundo de Emergência Municipal

Relacionados
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, visitou esta quarta-feira as zonas afectadas pelo tornado de ontem, mas não garantiu apoio para os populares afectados, lembrando que os seguros estão na «primeira linha» para dar resposta aos pedidos de ajuda. Em relação a outros danos, Rui Pereira anunciou o Fundo de Emergência Municipal.

A dimensão dos estragos está ainda por calcular, no entanto, alguns populares já fizeram saber que não terão ajuda das seguradoras. O ministro não descarta a hipótese do Governo poder ajudar «pessoas necessitadas» que não sejam ressarcidas pelos seguros, mas que isso será «avaliado caso a caso».

Rui Pereira salientou que os danos são em muitos casos em estruturas municipais e por isso anunciou a activação do Fundo de Emergência Municipal para fazer face aos «danos municipais». Em relação aos danos em empresas, o ministro indicou que irá contactar o ministro da Economia para encontrar soluções.

O valor dos danos causados pelo tornado está ainda longe de ser conhecido, mas o ministro indicou que irá pedir um primeiro balanço para apresentar esta quinta-feira em Conselho de Ministros e ponderar eventuais ajudas adicionais.

A Comissão Política Concelhia de Tomar do PSD defendeu que o concelho «precisa de apoio rápido e urgente» devido à «catástrofe» de terça-feira, considerando que para «situação extraordinária, medidas extraordinárias».

Num comunicado hoje emitido, o PSD/Tomar sustenta que as consequências do tornado não serão resolvidas com «os parcos recursos das autarquias, das empresas e populações afectadas, nem tão pouco com as indemnizações dos seguros ou eventuais apoios do IAPMEI [Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação], geralmente demorados e pouco acessíveis».

Reconhecendo que «a dimensão dos danos ultrapassa as capacidades da Câmara Municipal de Tomar, das entidades e populações envolvidas», o partido assegura que «sem apoio do Governo» não há «qualquer hipótese de repor a normalidade».

Para o PSD, além do Fundo de Emergência Municipal, já accionado pelo Governo, é preciso «apoio do Ministério da Educação» para a reabertura do jardim escola João de Deus e a «criação de linhas de crédito bonificado rápido e incentivos fiscais, de apoio às empresas afectadas».

Notícia actualizada

AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE O IMPACTO DO TORNADO

Tornado: vídeos e fotos impressionantes

«Calculamos quatrocentas, quinhentas casas destruídas»

Tornado: romaria ao local com mais estragos
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE