Agora sim, Assembleia da República está completa - TVI

Agora sim, Assembleia da República está completa

Eleição do Presidente da Assembleia da República da XIII Legislatura [Lusa\Tiago Petinga]

Depois da eleição do presidente na semana passada, hoje foi a vez de eleger vice-presidentes, secretários e conselho de administração. Alguns deputados à esquerda votaram nos colegas da coligação. O inverso não aconteceu

A Assembleia da República elegeu esta quarta-feira os seus vice-presidentes e outros membros da mesa, assim como o conselho de administração. Isto depois de, na semana passada, Ferro Rodrigues ter sido escolhido para presidente da AR. 

A votação de hoje elegeu como vice-presidentes José Matos Correia (PSD), Jorge Lacão (PS), José Manuel Pureza (BE) e Teresa Caeiro (CDS-PP).

Matos Correia teve 173 votos sim, 52 brancos e um nulo, Lacão recolheu 122 sim, 103 brancos e um nulo, Pureza teve 137 votos sim, 88 brancos e um nulo e Teresa Caeiro 172 sim e 94 brancos.

Num momento de grande crispação política entre esquerda e direita, de notar que houve deputados da esquerda a votar nos candidatos da coligação PSD/CDS. O inverso, porém, não aconteceu. 

Os resultados, em urna, foram anunciados pelo secretário da mesa Duarte Pacheco (PSD), na sessão plenária convocada exclusivamente para esta eleição.

Os deputados aprovaram ainda para o mesmo cargo Idália Serrão (PS), Moisés Ferreira (BE), Abel Batista (CDS) e os vice-secretários Pedro Alves (PS), Luísa Salgueiro (PS), Emília Santos (PSD) e Diogo Rodrigues (PS).

A lista para o conselho de administração foi aprovada com 215 a favor, 9 brancos e um nulo. Integram, assim, o conselho de administração do parlamento Pedro Pinto (PSD), Marcos Perestrello (PS), Paulino Ascensão (BE) e João Rebelo (CDS-PP), Bruno Dias (PCP), José Luís Ferreira (PEV).

Em ambos os casos, votaram 226 dos 230 deputados que compõem a Assembleia da República.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos