Açores: Marcelo e Marques Mendes na campanha - TVI

Açores: Marcelo e Marques Mendes na campanha

Ex-líderes do PSD consideram que Berta Cabral é a melhor para negociar o memorando com Vítor Gaspar

Os ex-líderes do PSD Marques Mendes e Marcelo Rebelo de Sousa consideraram a social-democrata Berta Cabral a candidata «mais séria» e «competente» nas eleições regionais açorianas, em comparação com o opositor socialista, Vasco Cordeiro.

«Partidarismos à parte, e respeitando todos os adversários, do ponto de vista da competência e experiência, Berta é de longe a escolha mais séria e mais competente para os Açores», começou por dizer Marques Mendes, logo secundado por Marcelo Rebelo de Sousa, discursando num Coliseu Micaelense repleto.

«É a solução ideal, é a solução óbvia. Os próprios adversários, antes da campanha eleitoral, em conversa privada, diziam-me que quando acabar este ciclo [socialista] é a vez da Berta Cabral», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, naquele que será o último comício eleitoral do PSD, antes das eleições de domingo.

Em discursos muito semelhantes, os dois ex-líderes dirigiram-se aos indecisos.

«Aos cerca de 20% de açorianos indecisos, digo-lhes que ponham de lado os partidarismos, olhem apenas para a qualidade das duas figuras em confronto e vejam em consciência quem é o mais capaz, o mais sabedor para este momento complexo que vivemos», afirmou Marques Mendes.

Já Marcelo Rebelo de Sousa disse que estava na campanha por um «imperativo de consciência», pelo que conhece de Berta Cabral.

«Às tantas parecia que Vasco Cordeiro era candidato a primeiro-ministro porque o seu adversário não era Berta Cabral mas era Passos Coelho ou Vítor Gaspar», disse o comentador, recordando que «quem assinou o memorando de entendimento [com o Governo da República para obter uma linha de crédito estatal] foram aqueles que ainda estão no poder».

Por isso, a candidata do PSD «está à vontade» para negociar o documento, porque «não o assinou», disse.

Opinião semelhante manifestou Marques Mendes, considerando que «para negociar com o Ministro das Finanças tem de ser alguém da mesma área e dura como Berta Cabral».
Continue a ler esta notícia