Açores: reta final para as eleições sem debate na TV - TVI

Açores: reta final para as eleições sem debate na TV

RTP/Açores não quis juntar todos os partidos em 90 minutos

Relacionados
A campanha eleitoral nos Açores chegou à ultima semana e os partidos estão nas ruas, mas os eleitores não vão ter direito a um dos instrumentos que muitas vezes serve para esclarecer os indecisos: o debate televisivo entre os candidatos.

Isto porque não houve entendimento entre os partidos sobre o modelo a adotar pela RTP/Açores. Segundo o jornal «Açoreano Oriental» a intenção da estação televisiva era realizar dois debates com todos os cabeças de lista, um com os representantes dos partidos com assento parlamentar e outro com os restantes, mas o MRPP e o PDA apresentaram uma queixa junto da Comissão Nacional de Eleições (CNE) a contestar essa solução.

«Face às queixas apresentadas e a uma contraproposta da RTP/Açores, a CNE considerou que o modelo de dois debates só seria possível se houvesse unanimidade entre os partidos, o que não aconteceu», refere a estação pública numa carta dirigida a todas as forças políticas, acrescentando ter decidido «não realizar um debate com 12 forças, em 90 minutos».

Os dois principais partidos já lamentaram esta decisão. «Temos que respeitar as normas e as decisões das instituições. No entanto, achava positivo que tivesse havido um debate a dois, entre mim e o candidato socialista», afirmou a candidata do PSD Berta Cabral.

Vasco Cordeiro, do PS, destacou a «importância e a utilidade que teria o debate, para permitir a apresentação dos projetos e das medidas de cada candidato», para além de poder «esclarecer ainda mais os açorianos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados