BE: «PSD e CDS foram penalizados» - TVI

BE: «PSD e CDS foram penalizados»

Bloquista Luís Fazenda espera que Passos Coelho tenha tido a «primeira de várias derrotas»

O Bloco de Esquerda considera que os resultados das eleições regionais nos Açores têm «uma leitura nacional» e que «PSD e CDS foram penalizados pela política do Governo da República».

Em declarações à agência Lusa, o deputado bloquista Luís Fazenda realçou que «isso devia fazer pensar o primeiro-ministro, porque hoje ele teve uma primeira de várias derrotas que seguramente vai enfrentar».

Na leitura do BE, o Orçamento do Estado e «um conjunto de medidas de assalto fiscal» acabaram por «afastar o eleitorado que podia ter votado em Berta Cabral», candidata a presidente do governo regional pelo PSD, e explicam a «enorme quebra política dos partidos da coligação no governo» central.

O BE, que perdeu um deputado na assembleia legislativa (em relação às eleições de 2008) e será agora representado por apenas um parlamentar, vai «continuar o trabalho de oposição, proposta a proposta, medida a medida», garante Fazenda.

Com todos os 57 mandatos atribuídos, o PS renovou a maioria absoluta nas eleições regionais açorianas, conseguindo 31 deputados, mais um do que há quatro anos.

O PSD aumentou igualmente a sua votação, elegendo 20 deputados, contra os 18 de 2008. Já o CDS perdeu votos e passou de cinco para três deputados, enquanto a CDU manteve o seu deputado único, tal como o PPM.
Continue a ler esta notícia