Conselho Europeu: PS tem «piores expectativas» - TVI

Conselho Europeu: PS tem «piores expectativas»

Socialistas teme que este seja o «Conselho Europeu das sanções»

Relacionados
O secretário-geral do PS, António José Seguro, considerou esta terça-feira que «todos os dados apontam no sentido das piores expectativas» em relação ao Conselho Europeu desta semana e afirmou temer que este fique na história como «o Conselho Europeu das sanções», noticia a Lusa.

Em declarações aos jornalistas, na residência oficial de São Bento, no final de uma reunião com o primeiro-ministro sobre o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, António José Seguro lamentou que o Governo português não tenha um papel mais activo na União Europeia concertando com outros Estados-membros posições alternativas às do eixo franco-alemão.

«Insistimos muito junto do Governo português que este Conselho Europeu não fique na história como o Conselho Europeu das sanções, e possa ficar na história da União Europeia como o Conselho Europeu do crescimento económico e do emprego», disse.

O secretário-geral do PS defendeu que «chegou a altura de a União Europeia perceber, e já vai tarde, que tem de adoptar políticas, medidas e criar instrumentos que evitem que Estados-membros entrem em incumprimento», em vez de insistir em aplicar «cada vez mais regras e sanções aos países incumpridores».

Contudo, segundo António José Seguro «todos os dados apontam no sentido das piores expectativas em relação a este Conselho Europeu» e questionou como poderiam as suas expectativas aumentar quando os líderes dos «países em dificuldades» como Portugal se mostram «completamente parados, sem iniciativa».

«Depois desta reunião que mantivemos com o senhor primeiro-ministro fiquei com a convicção de que há uma preocupação dos principais dinamizadores da preparação do Conselho Europeu muito mais na lógica das sanções do que propriamente, como deveria ser, da dinamização da economia e de um reequilíbrio que é essencial para que zonas deprimidas possam beneficiar da acção de zonas que neste momento têm excedentes comerciais», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados