Cortes nas prestações são «brutais e inaceitáveis» - TVI

Cortes nas prestações são «brutais e inaceitáveis»

PCP reagiu à proposta do ministério da Solidariedade Social pela voz do deputado Honório Novo, que acredita que o Governo vai recuar na proposta

Relacionados
Os cortes nas prestações sociais, incluídos numa proposta de lei apresentada pelo Governo aos parceiros sociais, são «brutais e inaceitáveis» e atingem «sempre os mais desfavorecidos». Reação do deputado do PCP, Honório Novo, à proposta do gabinete de Mota Soares.

O Governo pretende reduzir o valor do subsídio mínimo de desemprego em 10 por cento, o do Rendimento Social de Inserção (RSI) em 6 por cento e o do complemento solidário para idosos em 2,25 por cento.

Em declarações à agência Lusa, o deputado do PCP disse que este conjunto de propostas revela bem «a violência e a brutalidade» das medidas sociais de política social do Governo.

«É inacreditável a dimensão daquilo que se propõem fazer. É inaceitável a brutalidade destas medidas que aparecem no seguimento de outras que ocorreram já ao longo do ano no mesmo sentido», frisou, adiantando que são «sempre os mesmos» a ser afetados por estas políticas do Governo.

No entender de Honório Novo, as medidas são «tão violentas» que não podem passar, pois vão agravar o empobrecimento da população.

«Eu acredito que o Governo vai, apesar de tudo, rever [a proposta] e não dar seguimento a um conjunto de medidas tão inaceitáveis como as que foram anunciadas ontem [terça-feira]», cita a Lusa. O ministério da Solidariedade Social adiantou desde logo, em comunicado, que «é uma proposta preliminar, para ser objeto de discussão e negociação com os parceiros sociais».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE