Família Espírito Santo financiou campanha de Cavaco - TVI

Família Espírito Santo financiou campanha de Cavaco

Presidente da República recebeu 105 mil euros em donativos nas presidenciais de 2006

Relacionados
Cavaco Silva recebeu 105 mil euros de donativos da família Espírito Santo durante a campanha eleitoral das presidenciais de 2006.

Na altura, a campanha do atual Presidente da República angariou dois milhões e 200 mil euros em donativos, de acordo com os dados do Tribunal Constitucional a que o «Diário de Notícias» teve acesso.

Do montante doado pela família Espírito Santo, que representava 5% do total dos donativos, quase 22 mil e 500 euros foram doados por Ricardo Salgado, o valor máximo permitido então pela lei.

Além de Ricardo Salgado, também António Ricciardi (antigo Presidente do BES), José Manuel (antigo administrador) e Manuel Fernando Espírito Santo (da Rioforte) financiaram a campanha de Cavaco Silva em 22 mil e 500 euros. Já José Maria Ricciardi doou 15 mil euros.

A candidatura do atual Presidente também recebeu donativos dos então líderes do BPP, Banif e BCP.

Cerca de 55 mil euros foram ainda doados por José Guilherme, o construtor que ofereceu uma prenda de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado, o que levou à constituição de Salgado como arguido do processo Monte Branco.

Além de Cavaco Silva, também Mário Soares recebeu donativos da banca durante as presidenciais.

Oliveira Costa doou 15 mil euros a Cavaco Silva e 2500 euros a Mário Soares.

Já Jardim Gonçalves, antigo homem forte do BCP, doou 10 mil euros à campanha de Soares e o mesmo valor à de Cavaco.

A campanha eleitoral de Mário Soares recebeu outros donativos, a maioria provenientes de grandes empresários. No total, Soares angariou 630 mil euros, três vezes menos do que o que foi angariado por Cavaco Silva.

Já as candidaturas de Jerónimo de Sousa, Manuel Alegre, Francisco Louçã e Garcia Pereira ficaram fora da rota dos donativos da banca e das grandes empresas.

Para já ainda não existe acórdão do tribunal sobre as contas das últimas presidenciais, em 2011.
Continue a ler esta notícia

Relacionados