Ferreira Leite: «Governo minou confiança no país» - TVI

Ferreira Leite: «Governo minou confiança no país»

«Infelizmente, de nada serviu o esforço patriótico do PSD», disse a ex-líder social-democrata, lamentando que o PS não tenha resolvido este problema sem necessidade eleições

Relacionados
Última actualização às 17:50

Manuela Ferreira Leite acusou o Governo de ter minado a confiança no país, dizendo que o Executivo é responsável pela situação de crise económica, financeira e agora política que atravessa. A solução, disse, «poderia facilmente resolvê-lo» o PS, numa alusão a uma solução governativa sem José Sócrates, que responsabilizou pessoalmente pela crise, e sem a necessidade de eleições.

Para a ex-presidente do PSD, o problema que se coloca ao Parlamento neste momento já não tem a ver com as medidas que se apresentem, mas com quem as apresenta.

«Foram desbaratados todos os factores de confiança que podiam existir», disse Ferreira Leite, defendendo que o seu partido tudo fez para impedir que se chegasse à situação actual. «Infelizmente, de nada serviu o esforço patriótico do PSD».

Para a social-democrata, «o problema que se coloca ao país já não é ao nível das medidas em concreto (...), o problema que se põe a este parlamento, com uma clareza gritante, é ao nível de quem as propõe e de quem se responsabiliza por elas». «E já não há confiança nem nuns nem noutros».

Ferreira Leite considera que a crise política actual «se vem arrastando há tantos meses quantos tem este Governo socialista», a quem atribuiu um «discurso manipulador, mascarado de optimismo».

Quanto aos principais rostos da crise, a social-democrata apontou os de José Sócrates e de Teixeira dos Santos - numa altura em que nem o primeiro-ministro nem o ministro das Finanças se encontravam no hemiciclo.



Numa intervenção posterior, Manuela Ferreira Leite deixou um recado ao PS, dizendo que o actual problema «poderia facilmente resolvê-lo».



«Em democracia há soluções, as soluções de um Governo passam por esta Assembleia, e se não for o PS a resolvê-lo haverá mais partidos capazes de o fazer», referiu, numa alusão a uma solução governativa socialista sem José Sócrates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados