Freguesias: protesto contra extinção a 24 de Março - TVI

Freguesias: protesto contra extinção a 24 de Março

Data agendada esta segunda-feira, numa reunião em Coimbra

Três movimentos nacionais contra a extinção de freguesias decidiram, esta segunda-feira, convocar para 24 de Março uma «grande manifestação» em Lisboa para a qual esperam contar com o apoio da ANAFRE.

«A grande decisão, e penso que esta foi a mais marcante da reunião de hoje, é de que se realize uma grande manifestação nacional no dia 24 de Março em Lisboa. É uma opinião coincidente entre os três movimentos», disse à Lusa Daniel Vieira, um dos promotores do movimento Freguesias Sempre que reuniu esta segunda-feira, em Coimbra, com o Freguesias Sim e a comissão de freguesias do concelho de Leiria.

Da reunião, de onde saiu a «criação de uma plataforma nacional contra a extinção de freguesias», foi decidida a «rejeição por completo desta nova proposta, considerando que nada de novo acrescenta. Bem pelo contrário, ainda consegue ser mais abrangente relativamente às freguesias».

Os movimentos deliberaram ainda a participação «em força» dos autarcas de freguesia «quer no primeiro plenário, que discutirá a nova proposta do Governo, quer no dia em que serão apresentadas as petições na Assembleia da República».

«São uma série de decisões que vão no sentido da concertação de posições, da conjugação de esforços no sentido de derrotar este documento, este livro negro, esta proposta que visa extinguir freguesias com critérios abstratos, que consideramos que não fazem sentido», frisou o também autarca de S. Pedro da Cova, Gondomar.

Para a «grande manifestação nacional em Lisboa», a plataforma irá agora «solicitar à ANAFRE uma reunião com a máxima urgência, no sentido que dinamize e se associe». «Esperemos que o Governo vá a tempo de recuar e alterar quanto à sua proposta para extinção de centenas de freguesias», rematou.

Entretanto, os presidentes das 10 juntas de freguesia de Matosinhos exigiram hoje a demissão do ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, acusando-o de provocar um «retrocesso da vida democrática portuguesa, corporizado pela proposta de lei da reforma administrativa».

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Junta de Leça de Palmeira e promotor do Movimento Freguesias Sempre, Pedro Sousa, disse que a principal conclusão a retirar do encontro entre todos os presidentes de junta do concelho de Matosinhos é «a exigência, que neste momento é mais do que plausível, da demissão do ministro Miguel Relvas». «Perante a proposta de lei da reforma administrativa, que consideramos que é um grande retrocesso da vida democrática portuguesa, e sendo este o segundo erro grosseiro por parte do senhor ministro (...) só podemos exigir a sua demissão», afirmou.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE