Gaspar é o «aluno» que executa as orientações do «professor» Schäuble - TVI

Gaspar é o «aluno» que executa as orientações do «professor» Schäuble

Gaspar é o «aluno» que executa as orientações do «professor» Schäuble

Seguro diz ainda que o ministro das Finanças é o «mentor» das políticas que estão a ser concretizadas em Portugal

Relacionados
O secretário-geral do PS afirmou esta quarta-feira que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, é o «aluno» que executa as «orientações do professor» e «mentor» das políticas que estão a ser concretizadas em Portugal, o seu homólogo alemão.

«Não é para mim nenhuma novidade que o ministro alemão [das Finanças, Wolfgang Schäuble] possa elogiar as políticas portuguesas, porque ele é o mentor das políticas que estão a ser executadas em Portugal e, portanto, se ele é o mentor, não ia criticá-las», afirmou António José Seguro em declarações aos jornalistas em Leipzig, na Alemanha, à margem da conferência da Aliança Progressista, uma nova estrutura fundada hoje.

O secretário-geral do PS disse que as políticas propostas por Wolfgang Schäuble e que estão a ser executadas pelo Governo português «levam ao aumento do desemprego e à quebra da economia», sustentando que «um país que empobrece não pode merecer elogios».

O ministro da Finanças, Vítor Gaspar, reuniu-se hoje, em Berlim, com o seu homólogo alemão, Wolfgang Schäuble, que destacou os progressos alcançados por Portugal no seu programa de ajustamento e realçou a necessidade de se acelerarem os esforços europeus no combate ao desemprego jovem.

Para António José Sesguro, Vítor Gaspar é o «aluno» que «executa aquilo que é a orientação do professor», o ministro alemão.

Questionado sobre a possibilidade de o banco do fomento alemão KfW poder vir a dar linhas de crédito ou participar no capital das Pequenas e Médias Empresas (PME) portuguesas, anunciada hoje por Vitor Gaspar, em Berlim, o secretário-geral do PS afirmou tratar-se de uma «medida positiva».

Sobre este tema, Seguro recordou ainda que foi o «primeiro político em Portugal a defender a criação de um banco de fomento inspirado no banco de fomento alemão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados