Jaime Gama afasta candidatura à Presidência - TVI

Jaime Gama afasta candidatura à Presidência

Ex-presidente da Assembleia da República assume ambição de ser «motorista dos netos»

Relacionados
Jaime Gama afastou, este sábado, qualquer possibilidade de se candidatar à Presidência da República. O ex-presidente da Assembleia da República fala em dever cumprido para com o país e assegura que os desafios agora são pessoais e familiares.

«Tudo na vida tem o seu tempo, as suas etapas. Para mim, é um ponto muito importante da cultura democrática a não perpetuação nas responsabilidades políticas. Cumpri o que tinha a cumprir em relação ao meu país», afirmou Jaime Gama. Jaime Gama, citado pela Lusa, falava em declarações aos jornalistas no final de uma homenagem na freguesia açoriana da Fajã de Baixo, sua terra natal, onde descerrou uma placa toponímica com o seu nome.

Jaime Gama garantiu que a grande ambição atualmente, e «que tem sido concretizada metodicamente, é ser motorista dos netos».

«Quando anunciei publicamente que tinha terminado o meu tempo como deputado, estava a falar a sério», frisou o ex-presidente da Assembleia da República. Jaime Gama acrescentou que agora quer tempo para «pensar, refletir e ter uma vida distendida em relação à fruição de coisas simples».

Na intervenção na cerimónia, onde estiveram presentes familiares, amigos e políticos, Jaime Gama salientou o orgulho que tem em ser natural da Fajã de Baixo, na ilha de São Miguel. Jaime Gama frisou que se sente «muito honrado» com a homenagem, esperando, porém, que a escolha do seu nome para a rua não desagrade aos habitantes.

Berta Cabral, presidente da Câmara de Ponta Delgada, salientou que a homenagem que o município prestou ao «filho ilustre» é «justa e merecida». A autarca frisou que Jaime Gama «orgulha a cidade, prestigia a região e dignifica o país».

O presidente do Governo dos Açores, que também assistiu à cerimónia, considerou a homenagem «muito apropriada». Carlos César recordou que conheceu Jaime Gama quando ainda era criança e sempre o teve como «uma referência cívica e partidária».

A Rua Dr. Jaime Gama insere-se numa das mais estruturantes vias municipais de Ponta Delgada ao nível das acessibilidades, a Radial do Pico do Funcho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados