«Maioria chumbou ao PS o que agora aprovou» - TVI

«Maioria chumbou ao PS o que agora aprovou»

Vice-presidente da bancada socialista diz que as medidas de combate à evasão fiscal já tinham sido apresentadas pelo PS

O PS afirmou esta quarta-feira que as propostas agora aprovadas pelo Governo de combate à evasão fiscal são as mesmas que foram apresentadas pelos socialistas no Orçamento para 2012 e que mereceram o chumbo da maioria PSD/CDS.

O vice-presidente da bancada socialista José Junqueiro disse, em declarações à agência Lusa, que, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2012, o PS apresentou propostas para tornar obrigatória a emissão de faturas em qualquer transação e que os contribuintes, até determinados montantes, poderiam deduzir no IRS o IVA correspondente nas faturas de hotéis, oficinas ou restaurantes.

«Estas medidas que o Governo apresentou com pompa e circunstância [em Conselho de Ministros] foram apresentadas pelo PS em novembro passado e a pergunta que se impõe é a seguinte: Por que razão a maioria PSD/CDS chumbou essas propostas e por que motivo o Governo demorou um ano a tomar medidas de combate à fraude e evasão fiscal?», questionou José Junqueiro.

De acordo com o vice-presidente da bancada do PS, as duas referidas propostas apresentadas pelos socialistas integraram «o núcleo de 356 propostas, das quais 75 por cento a maioria PSD/CDS chumbou».

«Queremos dizer claramente ao Governo é que as duas medidas que agora anunciou, como um coelho que salta da cartola, são medidas que os partidos que suportam o Governo chumbaram ao PS na discussão do Orçamento para 2012. Temos a obrigação de ouvir uma explicação do Governo sobre as razões de haver um ano de atraso no combate à fraude fiscal», acrescentou José Junqueiro.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE