Ministra da Agricultura quer diminuir multas - TVI

Ministra da Agricultura quer diminuir multas

Assunção Cristas já traçou uma prioridade

Relacionados
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, definiu como prioridade a reestruturação dos serviços que tutela de forma a minimizar as devoluções a Bruxelas, através do pagamento de multas, de dinheiros destinados aos agricultores portugueses.

A nova ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território estreou-se numa reunião dos 27 tendo referido que «neste momento há a indicação de uma multa de 122 milhões de euros [relativos a 2007 e 2008] e é possível que haja mais multas relativas a 2009».

«A nossa preocupação é que consigamos começar a fazer controlos efectivamente para que isso não volte a acontecer e, ao máximo, minimizar as multas», disse Assunção Cristas à chegada à reunião dos ministros da Agricultura e Pescas da UE.

A Comissão Europeia tem imposto estas multas devido a ajudas comunitárias directas a agricultores com explorações agrícolas cuja superfície está sobrestimada e ainda por haver um défice na fiscalização do que está a ser subsidiado.

«A nossa primeira preocupação é mostrar o total empenho em que as coisas possam funcionar bem, de forma a que consigamos garantir o aproveitamento total das verbas que estão destinadas a Portugal e aos agricultores portugueses», defendeu Assunção Cristas.

Para a responsável governamental isto «implica uma reestruturação importante, um empenho grande por parte do Ministério da Agricultura».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE