«Não dêem ao PCP tachos, nós não aceitamos» - TVI

«Não dêem ao PCP tachos, nós não aceitamos»

Jerónimo de Sousa diz que o seu partido não aceita integrar Governo com todos os partidos

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou este domingo as vozes que defendem a união de todos os partidos num grande Governo para resolver os problemas nacionais e afirmou que o partido não está disponível para isso, noticia a Lusa.

«Não dêem a este PCP um ou dois ministérios, um ou dois tachos, porque nós não aceitamos», afirmou, explicando que o partido tem «uma só cara» e está «com o país e não com os interesses do capital».

Jerónimo de Sousa falava num almoço-convívio promovido pela Organização Regional do PCP de Santarém, onde referiu que o PCP será poder «quando o povo quiser e não quando os políticos de direita ou os capitalistas afirmarem».

Reafirmando o PCP como «um partido portador de uma política alternativa», o secretário-geral defendeu que «há uma grande identificação dos objectivos» defendidos por PS e PSD para a resolução dos problemas do país e, «se houver possibilidade de integrar este centro governativo, aí está o CDS, porque as diferenças também não são muitas».

O líder comunista foi mais longe e considerou as recentes trocas de acusações, entre o ainda primeiro-ministro José Sócrates e o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, como «zangas de compadres, de quem pensa no poder e não na resolução dos problemas do país».

Em relação às próximas eleições, o secretário-geral defendeu que as dúvidas dos comissários da União Europeia e dos grandes grupos económicos é saber se «está na altura de mudar de montada ou se é melhor juntá-los todos para dar mais força à política de direita».

«Esta direita, mesmo ganhando as eleições, pode não ter força de prosseguir a política de exploração e aumento das injustiças em Portugal e já começam a pensar na ideia de meter o PS também no saco», afirmou.
Continue a ler esta notícia