Novas Oportunidades: «Ataque brutal», acusa PS - TVI

Novas Oportunidades: «Ataque brutal», acusa PS

Socialistas dizem que Executivo não tem coragem de assumir que pretende acabar com o programa

O PS acusou o Governo de estar a lançar um «ataque brutal» para «desmantelar» o programa Novas Oportunidades e advertiu que a formação profissional é uma questão central para a competitividade económica do país.

Segundo a Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos, mais de 800 formadores e 214 técnicos que trabalhavam nos Centros Novas Oportunidades (CNO) afectos ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) foram demitidos.

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, o deputado socialista Miguel Laranjeiro acusou o Governo de estar a lançar «um ataque frontal e brutal a todo o programa Novas Oportunidades».

«Sem ter a coragem de assumir que pretende acabar com o programa Novas Oportunidades, o Governo vai desmantelando e reduzindo toda a oferta pública relativamente a estes centros», declarou.

Miguel Laranjeiro, membro do Secretariado Nacional do PS, defendeu depois que «as questões da aprendizagem, da formação e da qualificação são absolutamente centrais em Portugal para o crescimento económico e competitividade da economia do país, mas também em termos da valorização pessoal».

«O PS rejeita e denuncia este ataque ao programa Novas Oportunidades. Hoje mesmo questionaremos formalmente o Governo relativamente a esta matéria», acrescentou Miguel Laranjeiro.
Continue a ler esta notícia